A Prefeitura de Ribeirão Preto conseguiu a 71ª colocação da 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º da Controladoria Geral da União (CGU), que verificou dados relativos a 2020.
Na 1ª edição da Escala, realizada em 2018, o município estava em 139º, o que representa o crescimento de 68 posições. O levantamento avaliou o período avaliado de 1º de abril a 31 de dezembro de 2020.
Entre os principais avanços alcançados em Ribeirão Preto no período, merecem destaque a disponibilização de maior quantidade de informações no portal oficial do município, como dados sobre receitas e despesas, licitações, contratos e servidores, especialmente gastos relacionados ao enfrentamento da covid-19.
Com 9,36 de pontuação (a nota vai até 10), Ribeirão Preto está bem acima da média dos municípios paulistas e demais brasileiros (6,85) e também da alcançada pelas cidades com população semelhante (7,96). Além disso, Ribeirão teve melhor desempenho que a média dos Estados (8,8) e das capitais (8,3).
A metodologia utilizada para a avaliação abrange critérios de transparência ativa e transparência passiva, como verificar a existência de canal (presencial e eletrônico) para solicitações de informação pelos cidadãos (SIC) e atendimento desses pedidos, além da publicação, na internet, dos dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas e servidores entre outros.
A EBT está na 2ª edição e tem por objetivo verificar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação em todos os estados, no Distrito Federal e nos municípios com mais de 50 mil habitantes.