O ano que se encerrou foi marcado por forte crescimento de vendas de veículos no segundo semestre, o que impulsionou a produção de autoveículos a um nível acima do projetado inicialmente. Na comparação do segundo com o primeiro semestre, a produção cresceu 26,2%, os emplacamentos, 32%, e as exportações, 44,2%. Isso em âmbito nacional, segundo dados da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos).
Esse crescimento no segundo semestre é natural e deve se repetir em 2025, com expectativas em alta, e crescimento igual ou superior ao de 2024, apesar da alta do dólar nos últimos meses e do impacto nos juros e financiamentos.
Para se ter uma ideia das mudanças de semestre para semestre, depois de um início de ano pouco aquecido, houve um relevante aumento no ritmo de vendas de autoveículos a partir de junho, atingindo a média de 13,3 mil unidades/dia em novembro, a maior em 10 anos. Assim, 2024 fechou perto dos 2,65 milhões de autoveículos emplacados, alta de 15% sobre 2023. Faltaram cerca de 130 mil unidades para que se superasse o total de 2019, último ano antes da pandemia.
Para este ano, a ANFAVEA projeta vendas de 2,802 milhões de autoveículos, uma elevação de 5,6% sobre 2024. Na divisão por grandes segmentos, espera-se alta de 5,8% para automóveis e comerciais leves, e de 2,1% para veículos pesados.
“Normalmente a segunda metade é mais aquecida, mas neste ano tivemos um segundo semestre fantástico, o melhor dos últimos dez anos, depois de um início de ano com alguns problemas, como greves em órgãos públicos, enchentes no Rio Grande do Sul, entre outros. Com isso, o Brasil foi o que mais cresceu entre os principais mercados do mundo. Esperamos começar o ano nesse ritmo acelerado e fazer de 2025 o último degrau antes da volta ao patamar dos 3 milhões de unidades vendidas”, avalia o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite.
Ribeirão tem de mercado atípico
Ribeirão Preto, com seus 700 mil habitantes, é uma das poucas cidades, exceto as capitais, onde há dois aspectos bem peculiares. Um deles é a pluralidade de marcas, ou seja, na cidade encontram-se todas as marcas das grandes capitais. O outro cenário é que, em Ribeirão, há mais de uma concessionária representando a mesma marca, casos da General Motors, Fiat e Nissan. Apesar da concorrência entre si, não há uma elevação do número de vendas de determinada marca por conta das duas concessionárias. No ano de 2024, algumas movimentações foram marcantes, como a aquisição da marca BYD pelo grupo CSS, que antes estava sob o controle da Eurobike. Para este ano, as expectativas em relação aos carros elétricos são ainda maiores, com a inauguração da marca de luxo Zeekr e seus lançamentos dos modelos X e 001. A loja ficará na zona sul.
Cidade teve crescimento recorde de vendas em 2024 e aumento de concessionárias
A venda de veículos novos superou as expectativas em Ribeirão, com crescimento de 14% em comparação a 2023. No ano retrasado, foram vendidos 13.469 veículos. Já em 2024, o aumento foi de 14%, com 15.340.
Na prática, isso representa 42 novos carros vendidos por dia nas concessionárias (o melhor dos últimos 5 anos). O aumento de concessionárias também foi marcante, com o advento dos elétricos e híbridos, casos da GWM, BYD e da Zeekr.
Motos
As motos, que abarrotam o trânsito da cidade, se tornaram um meio mais barato de locomoção e uma fonte de renda para muitos trabalhadores, também tiveram um aumento exponencial.
Em 2023, foram vendidas 5.464 motocicletas; já no ano passado, 6.751, ou seja, um aumento de 23,5%, o que representa 19 motos por dia.
Com a estimativa de um crescimento do PIB para 3,5%, haverá mais renda em 2025, o que poderá trazer novos recordes, apesar das taxas de juros acima de 12,5%. É esperar para ver.
O CEO do grupo Allma, Alessandro Toniello, que em Ribeirão representa as marcas Peugeot e Citroën, aposta num crescimento para este ano, e os números apresentados por ele vão ao encontro das projeções nacionais.
O Grupo Allma Milazzo está sob a direção de Alessandro Toniello e Maurício Sanzovo, empresários de visão e de larga experiência em negócios, inclusive automotivos. Juntos, estão à frente de 18 concessionárias, representando as marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, em importantes municípios do estado de São Paulo: Barretos, Bauru, Botucatu, Jaú, Marília, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Votuporanga.
“O Grupo Allma tem em todo o estado de São Paulo 16 pontos de vendas com 19 marcas. No ano passado, vendemos 15.500 carros. Este ano, esperamos vender um pouco mais de 5%, com um primeiro semestre mais difícil e um segundo bem melhor. Os usados também continuaram vendendo bem. As montadoras estão se empenhando para não perder esse volume de 2,4 milhões de carros”, afirmou Alessandro Toniello.
Consultado pelo Tribuna Ribeirão, o Grupo Toniello (que pertence a outro CEO) não divulgou números exatos, apenas que o crescimento estimado é de 15% para 2025. Esse grupo representa, em Ribeirão Preto, a maioria das marcas, entre elas Honda, Jeep, Toyota, Hyundai, Ford e Renault, além de atuar nas cidades da região, como Sertãozinho.