Tribuna Ribeirão
Gente

Ribeirão Rodeo presta homenagens a pecuaristas

A organização do Ribeirão Rodeo Music inovou neste ano e criou uma importante homenagem para o meio: a 1ª edição do Prêmio Antônio Joaquim de Moura Andrade homenageando três personalidades do setor que são referência nacional: Adir do Carmo Leonel, Fabio Cardoso e Maria Tereza Lemos Calil. A solenidade de premiação aconteceu no sábado (21), primeiro dia do evento, no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto.

“Faz parte da missão do RRM exaltar toda a cultura que envolve a vida sertaneja. Incluindo a pecuária, uma atividade econômica que foi tão importante para o desenvolvimento do interior do país e da nossa região”, explica Matheus Calil, um dos organizadores do evento.

O próprio nome do prêmio já é uma homenagem à pecuária. Antônio Joaquim de Moura Andrade, conhecido como o Rei do Gado, foi um dos precursores da pecuária nacional. Nascido em Brotas, o Moura – como era conhecido – começou a vida como escriturário, foi comprador e comerciante de grãos e café, mas sua fama aconteceu de 1930 a 1960, quando foi considerado um dos maiores pecuaristas do país. Foi homenageado na canção “O rei do Gado”, de Teddy Vieira e que ganhou regravações de Tião Carreiro & Pardinho e Tonico & Tinoco.

Os homenageados

Adir do Carmo Leonel
Referência na criação de Gado Nelore desde 1960 e eleito um dos mais influentes do agronegócio nacional segundo a Revista Dinheiro Rural. O pecuarista se destaca pelos trabalhos em busca da pureza racial do rebanho seguindo os pilares da precocidade, rusticidade, habilidade materna, padronização, aprumos e linha de dorso perfeita. Com esta combinação, o método de genética “Adir” é considerada uma prática de pecuária sustentável e produtiva que garante a boa linhagem do rebanho. O pecuarista também possui atuação na cidade de Nova Crixás em Goiás.

 

Maria Tereza Lemos Costa Calil
Representando as mulheres, Maria Tereza, natural da cidade de Franca/SP, traz e vive desde pequena a tradição da pecuária. Por influência do pai, Júlio Costa que importou da Índia os primeiros animais da raça zebuína Gir, ela é uma das principais referências na criação de gado da raça Gir Leiteiro no país e, possui prêmios inéditos e dois recordes mundiais na produção de Leite com as matrizes Bandeira e Helga.

 

Fábio Cardoso
Seguindo a tradição do pai Domingos Cardoso, Fábio é um dos personagens mais importantes na pecuária de corte no regime extensivo. É responsável por grandes ganhos em produtividade num excelente custo benefício. A história de pai e filho iniciou-se em Goiás em regiões que hoje já são bem urbanizadas, mas que antes eram inacessíveis.

Postagens relacionadas

Mirante de Altinópolis será totalmente reformado

Redação 1

Feres Sabino recebe prêmio “Challeng Coin”

William Teodoro

Oficina de Escrita para Mulheres

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com