A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Saúde, informou na tarde desta terça-feira, 21 de dezembro, que foi detectado um caso de Covid-19 pela variante Ômicron. O anúncio foi feito após o município receber comunicado do Instituto Butantan, responsável pelos exames de RT-PCR realizados no município desde o último dia 6, por meio do Laboratório Móvel itinerante do Instituto Butantan. O equipamento ficou instalado no calçadão de Ribeirão Preto até segunda-feira, 20 de dezembro.
Segundo a prefeitura trata-se de uma paciente que desenvolveu a doença na 1ª quinzena de dezembro, apresentando quadro clínico leve e sem agravamento, sendo atendida na rede pública do município. “Reiteramos as ações de vacinação, principalmente no comparecimento de faltosos de segunda dose, bem como a manutenção das medidas de prevenção, como o uso de máscaras e distanciamento social”, afirmou o comunicado.
Nesta terça-feira, 21 de dezembro o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), publicará no Diário Oficial do Município (DOM) decreto 293/2021, em que será obrigatório o uso de máscara em ambientes abertos e fechados até 31 de janeiro de 2022.
Também nesta terça-feira, a Prefeitura de Pradópolis, município a 36 quilômetros de Ribeirão Preto, confirmou dois casos de pacientes infectados com a variante Ômicron do novo coronavírus. Os dois pacientes são homens e o estado de saúde dos pacientes é estável. Eles estão em isolamento em casa.