A prefeitura de Ribeirão Preto e o Fundo Social de Solidariedade (FSS), em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, anunciam a abertura de 60 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na cidade, oferecidos pelo Programa Via Rápida, do governo estadual.
São 30 vagas para o curso de almoxarife e estoquista e 30 vagas para o curso de operador de caixa. As aulas serão oferecidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (Emefem) Dom Luiz do Amaral Mousinho, na rua Tamandaré nº 353, nos Campos Elíseos, na Zona Norte, no período de 7 de agosto a 2 de setembro.
Os cursos têm 20 dias de duração e 100h de carga horária. Os interessados devem fazer inscrição pelo site do Via Rápida. O de almoxarife e estoquista capacita o profissional a recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados, fazer os lançamentos das entradas e saídas para controle dos estoques, selecionar produtos ou materiais a serem expedidos e para organizar o almoxarifado, facilitando a movimentação dos itens armazenados.
O curso de operador de caixa capacita o profissional para desempenhar atividades em estabelecimentos comerciais, recebendo valores de vendas de produtos e serviços, controlando numerários e valores, preenchendo formulários e relatórios administrativos. Ambos exigem como pré-requisito de escolaridade o ensino fundamental completo.
Região
Além das 60 vagas em Ribeirão Preto, as inscrições também estão abertas para aulas de manutenção de motos, informática básica, assistente de cabeleireiro, manicure e pedicure e maquiagem em Cravinhos, Luís Antônio e Serrana. São mais 150 vagas. O Programa Via Rápida foi remodelado e os cursos ofertados são relacionados às demandas de qualificação profissional dos empregadores de cada região.
Além disso, parte dos cursos terá um módulo inédito de empreendedorismo desenvolvido com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, que habilita os concluintes a solicitar linhas de crédito com juros especiais do Banco do Povo e do próprio Sebrae-SP.
Interessados devem se cadastrar pelo site www.viarapida. sp.gov.br. O início das aulas está previsto para os dias 7 e 28 de agosto com carga horária total de 100 horas. Cada turma é composta por 20 ou 30 alunos. Nesta sexta-feira, 2 de agosto, terminam as inscrições para as aulas que começam dia 7 e dia 22 para as que se iniciam dia 28.
Após o preenchimento das vagas, os candidatos podem se inscrever para a lista de espera. Podem participar maiores de 16 anos, alfabetizados e que residam no Estado de São Paulo. Há prioridade para candidatos desempregados. O Via Rápida Emprego atua na qualificação e formação profissional dos participantes, preparando a população que está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho ou abrir o seu próprio negócio.
O programa busca, ainda, aprofundar os conhecimentos de cada atividade profissional e apresentar as tendências mais recentes de cada área de atuação aos participantes, de forma a ampliar suas alternativas de emprego e geração de renda.