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Ribeirão Preto – Vendas do varejo crescem em abril

Após queda de 6,88% em janeiro, as vendas do comér­cio de Ribeirão Preto cres­ceram 5,8% em fevereiro, voltaram a registrar alta de 5% em março e repetiram o desempenho em abril. Subi­ram 5% no mês passado. É o terceiro mês consecutivo de crescimento. Neste ano, o va­rejo ribeirão-pretano acumula crescimento de 15,8%.

Subtraindo a queda de -6,88%, registrada em janei­ro, o aumento real de ven­das, em Ribeirão Preto, des­de o início de 2023, chega a 8,92%. As informações são do levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Va­rejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cida­des – e pela Câmara de Diri­gentes Lojistas (CDL RP).

“Se levarmos em conta nossa projeção de crescimen­to de vendas entre 6% e 9%, para maio (influenciada por Agrishow e Dia das Mães), a expectativa aponta para um primeiro semestre bastante promissor para o comércio varejista de Ribeirão Preto”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5,01% no acumulado do ano passado, na comparação com 2021, quando a alta foi de 6,29% na comparação com 2020. No ano passado, as únicas quedas ocorreram em janeiro e julho, de 0,55% e 0,63% – percentu­al revisado, pois a informação anterior era de 2,5% de cresci­mento –, respectivamente.

Empregos
Em abril, a média de va­riação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no comér­cio varejista de Ribeirão Preto, foi positiva em 5,2%, estimula­da pelas contratações tempo­rárias feitas nos últimos dias do mês que visaram o boom gerado pela 28ª Feira Interna­cional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2023). Cerca de cinco mil empregos foram gerados.

Com isso, a projeção de empregabilidade para maio também é positiva, numa pers­pectiva de 3,3% de alta. “Como a Agrishow é quase que emen­dada no Dia das Mães, muitos estabelecimentos aproveitaram para manter esses colaborado­res temporários por mais al­guns dias, reforçando suas equi­pes para a segunda data sazonal mais importante do calendário varejista”, explica o pesquisador.

Índice de Confiança
Sobre a expectativa dos negó­cios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pon­tos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Vare­jo Sincovarp/CDL ficou em 3,3 pontos, em abril (ante 3,2 pontos, em março, e 2,8 pontos, em feve­reiro), classificado como positivo.

Considerando a mesma es­cala, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL para os próximos doze meses (de longo prazo) foi de 3,8 pontos (ante 3,4 pontos, em março, e 3,2 pontos, em fevereiro), também considerado positivo. “O oti­mismo do Comércio Varejista está sempre ligado às vendas”, diz Galli Alberto.

FOTOS: ALFREDO RISK/ARQUIVO
“Para os lojistas, na prática, é isso que faz a roda girar. O de­sempenho crescente, desde feve­reiro, sinaliza que o Varejo enga­tou de vez, em 2023, colhendo os frutos da queda da inflação e da retomada da economia que já vinha desde o ano passado. Ago­ra é preciso que o atual governo não deixe o ritmo de recupera­ção cair”, finaliza Galli.

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