Após queda de 6,88% em janeiro, as vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5,8% em fevereiro, voltaram a registrar alta de 5% em março e repetiram o desempenho em abril. Subiram 5% no mês passado. É o terceiro mês consecutivo de crescimento. Neste ano, o varejo ribeirão-pretano acumula crescimento de 15,8%.
Subtraindo a queda de -6,88%, registrada em janeiro, o aumento real de vendas, em Ribeirão Preto, desde o início de 2023, chega a 8,92%. As informações são do levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).
“Se levarmos em conta nossa projeção de crescimento de vendas entre 6% e 9%, para maio (influenciada por Agrishow e Dia das Mães), a expectativa aponta para um primeiro semestre bastante promissor para o comércio varejista de Ribeirão Preto”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.
As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5,01% no acumulado do ano passado, na comparação com 2021, quando a alta foi de 6,29% na comparação com 2020. No ano passado, as únicas quedas ocorreram em janeiro e julho, de 0,55% e 0,63% – percentual revisado, pois a informação anterior era de 2,5% de crescimento –, respectivamente.
Empregos
Em abril, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no comércio varejista de Ribeirão Preto, foi positiva em 5,2%, estimulada pelas contratações temporárias feitas nos últimos dias do mês que visaram o boom gerado pela 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2023). Cerca de cinco mil empregos foram gerados.
Com isso, a projeção de empregabilidade para maio também é positiva, numa perspectiva de 3,3% de alta. “Como a Agrishow é quase que emendada no Dia das Mães, muitos estabelecimentos aproveitaram para manter esses colaboradores temporários por mais alguns dias, reforçando suas equipes para a segunda data sazonal mais importante do calendário varejista”, explica o pesquisador.
Índice de Confiança
Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL ficou em 3,3 pontos, em abril (ante 3,2 pontos, em março, e 2,8 pontos, em fevereiro), classificado como positivo.
Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL para os próximos doze meses (de longo prazo) foi de 3,8 pontos (ante 3,4 pontos, em março, e 3,2 pontos, em fevereiro), também considerado positivo. “O otimismo do Comércio Varejista está sempre ligado às vendas”, diz Galli Alberto.
FOTOS: ALFREDO RISK/ARQUIVO
“Para os lojistas, na prática, é isso que faz a roda girar. O desempenho crescente, desde fevereiro, sinaliza que o Varejo engatou de vez, em 2023, colhendo os frutos da queda da inflação e da retomada da economia que já vinha desde o ano passado. Agora é preciso que o atual governo não deixe o ritmo de recuperação cair”, finaliza Galli.