Após queda de 6,88% em janeiro, as vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5,8% em fevereiro e voltaram a registrar alta em março na comparação com o mês anterior. Subiram 5% no mês passado, depois de disparar 15,31% em dezembro em relação a novembro, impulsionadas pelo Natal e com o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário.
Trata-se da segunda alta de vendas consecutiva, já recuperando e superando a queda de 6,88% do início do ano. As informações são do levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).
“Um dos fatores que impulsionaram vendas em março foi o período alusivo ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, que vem sendo aproveitado pelo Comércio Varejista para a realização de promoções. Essa é uma data que tende a ganhar mais espaço no calendário lojista”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.
O resultado de janeiro interrompeu uma série de cinco meses consecutivos de alta. A última queda havia sido registrada em julho, de 0,63%. Antes, fora em janeiro do ano passado, de 0,55%. As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5,01% no acumulado do ano passado, na comparação com 2021, quando a alta foi de apenas 0,14% em relação ao período anterior.
Em 2021, a alta foi de 6,29% na comparação com 2020. No ano passado, as únicas quedas ocorreram em janeiro e julho, de 0,55% e 0,63% – percentual revisado, pois a informação anterior era de 2,5% de crescimento –, respectivamente. Subiu 1,56% em dezembro, 8,75% em novembro, 5,31% em outubro, 7,19% em setembro, 3,75% em agosto, 1,14% em junho, 16% em maio, 0,6% em abril, 14,5% em março e 2,5% em fevereiro.
Empregos
Em março, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no comércio varejista de Ribeirão Preto, ficou estável com perspectiva de alta para o mês de abril, impulsionada pelo período da Páscoa e pelo efeito “Agrishow”. A 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação será realizada entre 1º e 5 de maio, em Ribeirão Preto.
O CPV apurou que 56% dos lojistas entrevistados esperam um impacto positivo, enquanto outros 44% avaliam que o evento não influenciará ou terá muito pouco impacto nos negócios. Em fevereiro, essa proporção era de 50% e 50%, respectivamente. A estimativa dos lojistas para o período de Agrishow, que em fevereiro apontou para um crescimento de 6,7% nas vendas, em março projeta alta entre 9% e 11%.
“Quanto maior for o público da Agrishow, maior será o impacto positivo na economia local e regional, em especial nos segmentos de comércio e serviços, hotelaria, bares, restaurantes, locação de imóveis para curto período, postos de combustíveis, lojas de conveniência, estacionamentos e supermercados, entre outros”, emenda o pesquisador.
Confiança
Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL voltou a subir, ficando em 3,2 pontos, em março (ante 2,8 pontos em fevereiro), classificado como positivo.
Considerando a mesma escala, o Índice de Confiança do Varejo para os próximos doze meses (de longo prazo) também subiu, atingindo 3,4 pontos, em março (ante 3,2 pontos em fevereiro), considerado positivo. “A recuperação das vendas está, aos poucos, estimulando os lojistas que continuam de olho no que acontece na economia e na política, em especial na continuidade das medidas de controle à inflação que vinham desde o governo anterior”, afirma Galli.