Além do pedido que será feito ao governo do Estado, Prefeitura vai entrar na justiça para permanecer na atual fase
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou em entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (4), que encaminhou ao governo do Estado um pedido de revisão para que a cidade permaneça na fase amarela do Plano São Paulo. O pedido já foi feito ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcos Vinholis, junto com a documentação que comprovaria tecnicamente essa argumentação.
Paralelamente ao pedido, a Prefeitura vai ingressar na Justiça com uma ação requerendo a garantia a permanência. A ação terá pedido de liminar por parte da Prefeitura.
O governo municipal argumenta que o Plano São Paulo comete equívoco ao contabilizar de forma diferente do cálculo feito pelo município, o total de óbitos. Segundo o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, a Prefeitura considera, para efeitos de análise, os óbitos a partir do início dos sintomas.
Pelos dados apresentados na coletiva pelo secretário municipal da Saúde, Ribeirão Preto registrou os seguintes óbitos: 2 em março, 11 em abril, 66 em maio, 205 em junho, 210 em julho e 82 em agosto. Os dados de agosto poderão sofrer alteração. Isso porque, pessoas que apresentaram sintomas naquele mês, ainda podem ir a óbito.
Enquanto o governo do Estado ou a Justiça não decidam até o dia 7 de setembro Ribeirão continuará por iniciativa da prefeitura, na fase amarela.