Bar é lugar de cerveja gelada, petiscos e muita diversão, certo? Mas de 20 a 22 de maio, esse cardápio vai ganhar outro item bastante saboroso: a ciência. Nesses dias, Ribeirão Preto receberá mais uma edição do Pint of Scienc, um festival internacional de divulgação científica. O evento cresceu e, em 2019, ganha os bares de 24 países. No Brasil serão 87 cidades nas cinco regiões, coma expectativa de participação de mais de 50 mil pessoas. Esse número transformou o País em recordista do festival em quantidade de municípios.
Em Ribeirão Preto, onde o evento acontece pelo quarto ano seguido, professores e pesquisadores de várias instituições vão conversar diretamente com o público nas cervejarias Invicta (avenida do Café nº 1.881, Vila Tibério, Zona Oeste) e Lund (rua José Roberto Vittorazzi nº 325, Jardim Nova Aliança, Zona Sul) sobre temas como saúde, genética, democracia, comunicação e exercícios físicos.
A entrada é gratuita e o público paga apenas o que consumir nos bares. Também não serão feitas reservas de mesas, portanto é importante chegar com antecedência. A organização local do evento é feita pelo Centro de Terapia Celular, Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto e Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, que são instituições ligadas ao campus Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). A programação completa e informações estão no site http://pintofscience. com.br/events/ribeiraopreto.
Sobre o evento
O Pint of Science começou em 2012, quando os pesquisadores do Imperial College London Michael Motskin e Praveen Paul organizaram um evento para que pacientes com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla pudessem conhecer as pesquisas e os laboratórios em que os dois atuavam. A ideia deu tão certo que os dois decidiram criar uma forma de tirar os pesquisadores de seus laboratórios e levá-los para conversar com o público. Surgia, assim, em maio de 2013, o Pint of Science.
No Brasil, o festival foi realizado pela primeira vez em 2015, em São Carlos (SP), pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. A iniciativa caiu no gosto do público e rapidamente se espalhou, sendo levada a sete cidades em 2016, a 22 em 2017 e a 56 em 2018. A organização envolve pessoas ligadas a universidades e institutos de pesquisa de todo o País, que trabalham voluntariamente para que o evento cresça a cada ano.