Moradores revelam “Alto Grau de Satisfação” com serviço, segundo o Indsat
A segunda melhor coleta de lixo entre as 10 maiores cidades do estado é realizada em Ribeirão Preto. O serviço realizado pela Estre Ambiental recebeu 793 pontos. Por causa do bom desempenho, foi contemplada com o “Alto Grau de Satisfação” do Indsat, atribuído aos setores que registram de 650 a 799 pontos. A pesquisa foi realizada no primeiro trimestre deste ano pelo Indsat (Indicadores de Satisfação do Serviço Público).
A coleta de lixo de Ribeirão Preto recebe índices acima de 700 pontos desde o início de 2018. Atualmente, a satisfação com o serviço prestado encontra-se estabilizada. Do total de entrevistados, 89% afirmam que a coleta está “ótima” ou “boa” e 9% responderam que está “regular”. A reprovação é de apenas 2%. Dos 16 serviços públicos analisados no município, a coleta possui a melhor avaliação por parte dos moradores.
No total, as dez maiores cidades paulistas, analisadas trimestralmente pela Indsat, foram contempladas com o “Alto Grau de Satisfação”. A escala de pontuação vai de 200 a 1.000 pontos e o índice é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.
Os resultados refletem exclusivamente a opinião dos moradores em relação à qualidade dos serviços públicos. São entrevistadas 600 pessoas em cada uma das dez maiores cidades, totalizando seis mil opiniões para elaboração do ranking. Santo André é a primeira colocada, com 796 pontos. Ribeir ão Preto aparece logo em seguida, com 793 pontos.
São José dos Campos tem o terceiro melhor índice de satisfação em coleta de lixo, com 785 pontos. Sorocaba e Campinas fecham o top 5 do segmento. Osasco, São Bernardo do Campo e Mauá estão entre as últimas cidades com pontuação superior a 700 pontos. Na nona colocação aparece Guarulhos, com 694 pontos. Mesmo em último lugar no ranking geral, São Paulo conseguiu