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Ribeirão Preto – Tarifa social atende 12.400 famílias

Marcello Casal jr/Agência Brasil

A CPFL Paulista tem mais de 360 mil clientes benefi­ciados pela Tarifa Social, que concede descontos de até 65% a consumidores de baixa ren­da. Entretanto, a distribuidora estima que em torno de 600 mil famílias sejam elegíveis ao programa, nos 234 municí­pios que atende.

Estar com dados no Ca­dastro Único do Governo Federal desatualizados ou divergentes em relação às informações constantes na conta de energia pode ser um dos motivos para não rece­ber o benefício. O CadÚnico concentra a concessão desse benefício e de outros progra­mas sociais federais.

Os sistemas das empresas de energia qualificam auto­maticamente os clientes para a Tarifa Social. Para que essa identificação ocorra, as infor­mações precisam ser idênti­cas. “Algumas vezes, o bene­ficiário inscrito no CadÚnico não é o mesmo integrante da família que aparece como titular da conta de energia”, diz Rafael Lazzaretti, diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia.

“Outras vezes, o nome não está escrito da mesma forma nas duas plataformas ou o consumidor possui um ende­reço no cadastro do governo e outro no sistema da distri­buidora de energia. Essas são algumas das divergências que impedem a qualificação auto­mática do cliente para o bene­fício”, explica.

Ribeirão Preto é a segunda cidade da área de concessão da CPFL Paulista com maior nú­mero de famílias cadastradas (12.400), com potencial para atender 30.000. Só fica atrás de Campinas (34.400 e 78.000, respectivamente), segundo da­dos de maio de 2023.

Para que o programa de descontos possa contemplar mais famílias, a distribuidora busca ativamente clientes, por meio de campanha nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, para esclarecer como funciona a Tarifa Social, quem pode ser beneficiado e como fazer o cadastro.

“Estamos atuando em vá­rias frentes, para que todos os clientes, com direito ao des­conto, de fato sejam contem­plados pelo benefício”, com­pleta Lazzaretti. O primeiro ponto importante é entender que os descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica va­riam de 10% a 65%, de acor­do com a faixa de consumo.

De zero a 30 quilowatts-ho­ra por mês (kWh/mês) chega a 65%; de 31 a 100 kWh/mês é de 40%; e de 121 a 220 kWh/ mês chega a 10%. Acima de 221 kWh/mês não há abati­mento. Já as famílias indíge­nas e quilombolas inscritas no Cadastro Único que atendam aos requisitos têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês (quilowatts­-hora por mês).

São elegíveis ao benefício famílias inscritas no CadÚnico com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional. A família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha entre seus integrantes portador de doença ou deficiência (físi­ca, motora, auditiva, visual, in­telectual e múltipla) e necessite fazer tratamento, procedimen­to médico ou terapêutico com uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumen­tos que dependam de energia elétrica, também tem direito.

O programa também aten­de família indígena ou qui­lombola inscrita no CadÚnico e idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da As­sistência Social (BPC), nos termos dos artigos 20 e 21 da lei nº 8.742, de 7 de dezem­bro de 1993. Uma vez que o cliente está cadastrado no Ca­dÚnico, a CPFL Paulista faz o cadastro automático para a Tarifa Social.

Vale reforçar: é fundamen­tal que as informações cons­tantes no cadastro de progra­mas sociais do governo federal – critério básico para a conces­são da Tarifa Social – sejam as mesmas da base de dados da companhia de energia. Isso in­clui nome completo (sem erros ou abreviações) e números de documentos como Cadastro de Pessoa Física (CPF), Re­gistro Geral (RG) e Número de Identificação Social (NIS), além do endereço.

Para se cadastrar no CadÚ­nico ou para atualizar dados cadastrais, basta procurar o Centro de Referência de As­sistência Social (Cras) mais próximo. Em caso de dúvida sobre a Tarifa Social, os clien­tes também podem entrar em contato com a CPFL. No site há um menu com várias infor­mações sobre a Tarifa Social: https://www.cpfl.com.br/tari­fa-social-de-energia-eletrica.

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