Tribuna Ribeirão
Esportes

Ribeirão Preto se candidata para receber Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023

Promovido desde 2018 pelo Comitê Paralímpico Bra­sileiro (CPB) – Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, o tradicional Festival Paralímpi­co Loterias Caixa comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setem­bro) e o Dia do Atleta Paralím­pico (22 de setembro). A novi­dade para 2023 é que o festival será realizado em duas etapas, a primeira no dia 20 de maio e a segunda em 23 de setembro.

O CPB divulgará as cidades participantes no dia 24 de mar­ço, e Ribeirão Preto é uma das candidatas a receber o evento. O festival tem a finalidade de proporcionar a crianças com deficiência e crianças sem defi­ciência (até 20%) a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Mo­vimento Paralímpico em todo o território nacional.

Ribeirão Preto está em uma condição diferente das demais cidades, pois é sede do Centro de Referência Paralímpico, um programa do CPB em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e a Escola de Educa­ção Física e Esportes da USP de Ribeirão (EEFERPUSP), o que lhe confere posição de destaque em um seleto grupo de cidades, incluindo algumas capitais, como Manaus, Rio de Janeiro, Campo Grande, Reci­fe, Salvador e São Paulo, além de outras, de forma a garantir a execução do Festival com apoio do CPB.

A primeira edição do Festi­val, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crian­ças. A edição de 2020 foi can­celada devido à pandemia de covid-19. Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crian­ças em 70 sedes, já em 2022 foram 105 sedes atendendo 16 mil crianças. Caso Ribeirão Preto seja contemplada nova­mente, as atividades ocorrerão nas dependências da Cava do Bosque.

As atividades deste ano ain­da não foram escolhidas, mas em breve serão divulgadas pela coordenação local do Centro de Referência/Secretaria de Es­portes, bem como o formato de inscrição e locais de execução das atividades.

Postagens relacionadas

Interlagos não tem licença ambiental; especialistas apontam situação irregular

Redação 1

No Palmeiras, Marcos Rocha e Mayke preocupam Luxemburgo para jogo com o Guarani

Redação 1

De virada e no tie-break, Vôlei Ribeirão supera o Atibaia

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com