No último sábado, 9 de novembro, o Ribeirão Preto Rugby Clube conquistou o acesso à Série B do Campeonato Paulista de 2020. Depois da derrota da final da Série C para o Rio Preto, a equipe ribeirão-pretana foi para a repescagem e venceu o São Bento, por 25 a 19, em jogo realizado no campo do adversário, em São Paulo.
Com apenas três anos de existência, o Ribeirão Preto Rugby conquista cada vez mais espaço entre os grandes clubes do estado. Com passagem rápida pela Séries Desenvolvimento e C do campeonato, a equipe ribeirão-pretana agora ocupa lugar na segunda divisão e está focada a fazer mais uma excelente campanha em 2020.
“O objetivo principal para 2019 era realizar bons jogos e para isso precisávamos de um grupo sólido de atletas para desenvolver tática e tecnicamente a equipe e isso nós conquistamos. O outro objetivo, que era subir, conquistamos agora. Não foi possível levantar a taça de campeão, mas fizemos uma ótima final com o Rio Preto, um time que este ano, de fato, jogou melhor”, avalia o técnico, Daniel Tiezzi.
Mesmo fora de casa, o time de Ribeirão começou pressionando e logo no início do jogo conseguiu um penal que converteu abrindo o placar em 3 a 0. Aos 21 minutos, o São Bento marcou seu primeiro try, acertou o chute de conversão e, logo depois, mais um try com conversão, ampliando o placar para 14 a 3.
Mesmo pressionando o Ribeirão Rugby não conseguia finalizar suas jogadas na primeira etapa e apenas no último lance do primeiro tempo marcou seu primeiro try que, sem converter o chute, rendeu mais 5 pontos e diminuiu a diferença para 14 a 8.
A conversa com a comissão técnica no intervalo deu resultado e o time visitante voltou melhor pro segundo tempo. Logo aos 3 minutos marcou seu segundo try que também não conseguiu converter o chute, colando no placar em 14 a 13.
O São Bento sentiu a pressão e deu o troco 4 minutos depois com um try também sem conseguir converter o chute. Com seis pontos de desvantagem, Ribeirão continuou em cima, e, aos 12 minutos, marcou outro try sem conversão voltando a ficar com apenas um ponto de desvantagem. Com 19 a 18 no placar o jogo ficou pesado e competitivo.
Faltando 10 minutos para o fim do jogo, Ribeirão marcou mais um try e converteu o chute definindo o placar final em 18 x 25. Os visitantes, entretanto, não recuaram, mantendo a pressão sobre o adversário até o final do jogo.