Quem gosta de degustar um menu completo, com entrada, prato principal e ainda a sobremesa, que acaba de ser criado pelo chef para uma ocasião especial? É assim que começa a edição ribeirão-pretana do festival mais gostoso do país – a 13ª Ribeirão Preto Restaurant Week – nesta quinta-feira, 26 de outubro. Em Ribeirão Preto, o evento conta com as parcerias da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e da KA2RP Eventos & Marketing.
Como é tradição, a organização elege um tema para inspirar a criatividade dos chefs, afinal, os menus Restaurant Week seguem o estilo culinário de cada restaurante participante. Assim, em sintonia com os objetivos do milênio das Nações Unidas, o tema desta temporada para todas as cidades e capitais brasileiras é “Biomas Brasileiros: Uma Jornada Gastronômica pela Diversidade Natural”.
O objetivo é os chefs explorarem a biodiversidade brasileira nas receitas, na apresentação das entradas, dos pratos principais e também das sobremesas, proporcionando uma experiência gastronômica única durante as quatro semanas de festival.
Serão apresentados dois tipos de menu na 13ª Ribeirão Preto Restaurant Week: o menu tradicional, a R$ 49,90 no almoço e R$ 64,90 no jantar, e o menu plus, que são receitas mais elaboradas pelos chefs, a R$ 59,90 no almoço e R$ 74,90 no jantar. O menu tradicional traz ingredientes que todo mundo conhece e que cativam todos os paladares; já o plus é criado com ingredientes mais elaborados e um toque diferenciado do chef. Os pratos servidos no almoço são diferentes dos menus oferecidos no jantar.
E para os amantes das cervejas, os rótulos Baden Baden novamente harmonizarão a criatividade dos chefs. A marca repete a parceria com o festival no Brasil e algumas casas criarão menus harmonizados com as cervejas. “Acreditamos muito na parceria com a Restaurant Week, pois a Baden Baden oferece diferentes estilos que permitem a harmonização com pratos leves, complexos e até mesmo com sobremesas. E, além disso, Baden Baden é a alternativa ideal para harmonizar momentos com pessoas queridas, transformando ocasiões cotidianas em especiais. Esperamos oferecer uma experiência de consumo única aos consumidores, através da variedade e qualidade do nosso portfólio “, comenta Ilana Lencastre, gerente de marketing das cervejas Craft do Grupo HEINEKEN no Brasil.
Para enriquecer as ações, alguns restaurantes contarão com receitas e sobremesas elaboradas com Rap 10. “É uma grande satisfação estar presente em um festival como a Restaurant Week, que cria tantas oportunidades e acessos à boa gastronomia. A versão tradicional vai brilhar nas entradas e o nosso lançamento, o novo Rap10 Chocolate, sendo estrela das sobremesas. Este novo sabor, além de reiterar a versatilidade Rap10, foi desenvolvido especialmente para compartilhar com amigos e família, promovendo uma experiência criativa e saborosa”, celebra Vitor Ibanez, gerente de marketing categoria Snacks Salgados e Tortilhas da Bimbo Brasil. A ação da Rap10 acontecerá exclusivamente em alguns restaurantes. Confira os menus no site do festival.
Para participar com seu estabelecimento
Restaurantes e bistrôs da cidade ainda podem participar desta edição do festival – basta se cadastrar no site oficial Restaurant Week
Responsabilidade social
Em cada localidade, a Restaurant Week faz parceria com uma instituição de interesse social para repassar as doações recebidas durante o festival. Os clientes que acrescentarem voluntariamente R$2,00 à conta estarão contribuindo com a Associação Anjos da Rua. A entidade existe desde 2016 quando um grupo de amigos voluntários passou a se reunir para fazer marmitas para moradores de rua. No início, conseguiam entregar cerca de 80 marmitas por semana. O trabalho foi ampliado e atualmente 500 marmitas são entregues todas as terças-feiras para moradores de rua na Avenida Mexico, Avenida Brasil, Comunidade União, Comunidade da Caixa d ́Água e Vilinha da Caramuru.
A entidade ainda entrega cerca de 100 cestas básicas todo mês e também recebe doações de todo tipo: alimentos, roupas, cobertores, itens de higiene e limpeza, móveis, dentre outros. As 500 marmitas são produzidas semanalmente por cerca de 30 voluntários, desde pessoal do preparo até as equipes que fazem as entregas nas ruas. Anjos da Rua é uma associação sem fins lucrativos, localizada à R. Salvador Cosso, 491, Jardim Irajá, em Ribeirão Preto.
Onde tem Restaurant Week
Abraçaço
Cerqueira César, 1652 – Jardim Sumaré
Arpoador Gastronomia
Praça Rotary Club, 105 – City Ribeirão
L´Osteria | Ribeirão Preto
Mariano Pedroso de Almeida, 260 – Alto da Boa Vista
Lilly Emporium & Café
Open Mall – Av. Maurílio Biagi, 1450 – Jardim São Luiz
Madre Mia Cozinha
João Penteado, 1835 – Jardim América
Muraca San
Av. do Café, 550 – Vila Tibério
San Sebah
Av. Norma Valério Corrêa, 205 – Jardim Botânico
Spicy Tuna
Rua do Prof., 739 – Jardim Botânico
Sumaré 26
Av. Sumaré, 26 – Jardim Sumaré
Sunflower by Wellendorf
Atibaia, 38 – Jardim Paulista
Terruá Wine Bar
São José, 1726 – Jardim Sumaré
Via Luce
Av. Santa Luzia, 100 – Jardim Sumaré
Para conhecer todos os menus, saber os dias e horários de atendimento em que as casas oferecem o menu Restaurant Week, acesse o site oficial e acompanhe as novidades em @restaurantweekbrasil