Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão
Nos dias 15 e 16 de setembro Ribeirão Preto irá sediar o 1º Leilão Veículos Antigos. Será a 55ª edição do evento que já passou por várias regiões do Brasil. O remate será realizado simultaneamente em duas modalidades, on-line e presencial, com grande apresentação local e transmissão ao vivo no YouTube diretamente da sede de uma revendedora de automóveis na Avenida Maurilio Biagi, 1800.
Na modalidade presencial, o comprador poderá ofertar os seus lances pessoalmente no momento do leilão, mas é preciso fazer a inscrição prévia e comprar o convite. O ponto de vendas oficial é na Avenida Braz Olaia Acosta, 2010. Telefone: (16) 2133-9700.
Na modalidade on-line é preciso fazer um cadastro prévio na plataforma do leiloeiro oficial, Picelli Leilões (https://www.picellileiloes.com.br/leiloes/3665-leilao-de-carros-antigos-especiais-com-transmissao-ao-vivo).
“A expectativa é muito boa para Ribeirão Preto. No último leilão de Águas de Lindóia tivemos 107 veículos inscritos, com 53 leiloados na batida do martelo e 16 em condicional, somando 66% de vendas do total”, explica José Paulo Parra, diretor do Circuito de Leilões e um dos pioneiros em leilões de carros antigos no Brasil, quando promoveu a 1 ª edição em 2016 e profissionalizou o segmento no País.

Modelos de veículos no leilão
Mais de 100 veículos foram inscritos para se fazer bons negócios, com lotes de variadas marcas e modelos fabricados até 1993 em condições de preservação e originalidade. Há também automóveis especiais como Street Hots, Customs, Hot Rods, e demais autos customizados.
“A memória afetiva é o que move esse mercado de carros antigos e especiais. O leilão aceita todos os tipos de automóveis – de faixa de preço a modelos, e temos de Fusca, a carro europeu, Porsche, etc”, comenta o organizador.
Um dos destaques desse leilão é o Veículo Elétrico Original, Gurgel Itaipu E-400, que foi um dos primeiros modelos elétricos da América Latina a ter produção comercial. Apenas 88 unidades foram fabricadas entre 1981 e 1982 e um desses estará no leilão.
A unidade disponível para lances possui o motor elétrico original do E-400 (Vilares) e tem ainda o detalhe mais difícil de conseguir, no documento consta como “elétrico” com campo combustível. Isso é raro, pois a grande maioria dos outros E-400 tiveram motores trocados para gasolina e álcool e seus documentos foram alterados no campo dos combustíveis e este exemplar permaneceu sempre como elétrico.
Mesmo sem restauração, este carro foi sucesso de visualizações no Instagram e TikTok com mais de 1 milhão de views. “O carro é uma verdadeira raridade, já o que o número de unidades produzidas foi baixíssimo. É um carro nacional, com uma tecnologia super avançada para a época. A Gurgel, foi um fabricante de veículos 100% brasileira. Isso mostra o quão importante é preservar os veículos antigos, pois eles são representantes de uma época que a sociedade viveu, fazendo assim parte da nossa história”, pontua Parra.
É um carro para restauração total, mas uma oportunidade única, pois com motor original e documento elétrico, só se sabe de mais duas unidades e todos estão em grandes coleções.
Sobre o Circuito de Leilões
Em sete anos de eventos dessa modalidade pelo Brasil, o Circuito de Leilões já oficializou a venda de mais de dois mil veículos. O leiloeiro oficial do Circuito de Leilões é um dos maiores e mais renomados leiloeiro do Brasil, Joel Augusto Picelli Filho. “O leilão é 100% regular, e segue todas as orientações legais. Nosso leiloeiro é registrado na Junta Comercial, fazemos a publicação de edital e todos os carros arrematados têm nota de arremate, tudo conforme pede a Lei”, reforça José Paulo Parra.
A modalidade leilão é hoje, no Brasil, a forma mais segura e valorizada para negociar a venda de um veículo antigo ou especial. “Essa modalidade já é muito tradicional no exterior. No Brasil, estamos mostrando as vantagens dessa modalidade desde 2016”, explica o diretor do Circuito de Leilões.
Mais informações do 1º Leilão Veículos Antigos Ribeirão Preto podem ser obtidas pelo (16) 99-777-8030.
Evento híbrido: https://www.youtube.com/@talladegamotors/about
Dia 15 de setembro (a partir das 18h) e 16 de setembro (a partir das 11h)
Mais de 100 veículos foram inscritos para se fazer bons negócios, com lotes de variadas marcas e modelos fabricados até 1993 em condições de preservação e originalidade
Carros antigos são a paixão dos colecionadores
O advogado Guilherme Villela é um dos aficionados por carros antigos. A estreia dele no chamado “antigomobilismo” foi em 1997 com uma caminhonete Chevrolet Brasil 1963. “Parece que o colecionador acumula mas não curte. A gente, além de possuir o veículo antigo, participa de eventos, cria amizades. É um conceito mais amplo”, explica.
No início dos anos 2000 a caminhonete foi trocada por um Chevete Malibu 1964. “Tenho ele até hoje, vou nos encontros e já adquiri outros veículos para uma pequena coleção. O importante é a preservação histórica cuidando desse patrimônio. Também tem um lado social e divertido”, conta o diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos com clubes em todo país.
Segundo ele o antigomobilismo vem crescendo muito. Atualmente já é mais fácil achar peças e mão de obra. “Já existe um mercado para essa paixão. Um mercado ainda pouco explorado, mas que movimenta, segundo a federação, mais de R$ 3,5 bilhões ao ano no país”, conclui Guilherme.