Pela primeira vez, Ribeirão Preto vai receber uma ação que faz parte do RenovaBR, movimento de renovação política com foco na formação de novos líderes, lançado em 2017 no Brasil. Neste sábado, 5 de outubro, a partir das nove horas, um espaço na Comunidade Canta Sapo, localizada na rua Rio Negro, no bairro Vila Pompeia, na Zona Norte, será entregue à população requalificado com biblioteca, espaço de convivência e apresentações culturais e artísticas.
A ação faz parte do projeto Renovar o Brasil, proposto como exercício prático e idealizado pela aluna Dulce Neves, aprovada entre os 1.400 alunos selecionados neste ano no curso do RenovaBR. Dulce é a única mulher de Ribeirão Preto aprovada para participar do curso de formação política, dentre 433 mulheres do Brasil nesta turma de 2019. Do total de alunos aprovados, as mulheres representam 31% das 455 cidades participantes. “Poder fazer parte desse projeto de renovação política me encoraja a pensar em mudanças reais que transformem as cidades e principalmente as pessoas, e que sejam transformações permanentes e multiplicadoras”, enfatiza Dulce.
A ação, que recebe o nome de CooperArte, realizará a requalificação, reforma e adaptação do espaço, com mesas, bancos, estrutura e pintura, além da elaboração de um ambiente literário, com o objetivo de proporcionar ao público, infraestrutura, acesso a livros, materiais lúdicos e recreativos, servindo para a comunidade como um ponto cultural, convivência e de orientações. O projeto CooperArte foi idealizado para esse exercício proposto pelo movimento RenovaBR, onde uma equipe voluntária coordenada pela aluna Dulce Neves elaborou as etapas e planejou passou a passo a execução da ação social.
Para a realização desta atividade no dia 5 de outubro, foram mobilizados voluntários que se disponibilizaram a colaborar com mão de obra, materiais para a reforma, tintas, doação de livros, mobiliário, brinquedos, alimentação e elaboração das apresentações culturais. A área escolhida é considerada uma das regiões mais precárias da cidade, sem infraestrutura, saneamento básico e com dificuldades de acesso à educação e cultura.
O local de implementação do projeto é uma referência no bairro por ser a moradia de uma líder comunitária, engajada em diversos projetos sociais. Maria Cristina Rosa, de 55 anos, mora há quase 30 anos na mesma casa na última rua asfaltada da Vila Pompeia. Será na casa dela que a ação vai ganhar vida, já que o espaço já é referência no bairro e dos moradores próximos ao local.
Cris, como é conhecida na comunidade, está envolvida em projetos e melhorias para a população há muito anos, em sua casa já deu aulas de reforço escolar, organiza festas no dia das crianças e no natal, convida especialistas para palestras sobre assuntos de orientação, além de campanhas de arrecadação das principais necessidades de quem mora naquela área.
“Uma frase que nunca me esqueço é: fazer o bem sem olhar a quem. Eu nunca ajudei ninguém esperando algo em troca, faço porque acredito que as ações coletivas mudam as pessoas, que devem ter oportunidades para ser alguém melhor”, finaliza Cris.
No dia da entrega do espaço serão apresentadas atividades culturais e artísticas, como samba composto por membros da própria comunidade, apresentações musicais, teatro, intervenção com palhaços e grafitagem, todos colaboradores de forma voluntária e multiplicadora. O evento também conta com o apoio de empresas e entidades de Ribeirão Preto.
No dia 5 de outubro, Ribeirão Preto fará parte das ações que irão acontecer de forma simultânea em mais de 400 cidades do Brasil. O RenovaBR é uma iniciativa que nasceu na sociedade civil, com o objetivo de preparar novas lideranças para entrar para a política, com foco na formação de líderes e engajamento cívico.