Pouca gente sabe, mas Ribeirão Preto disponibiliza até o dia 30 de novembro, gratuitamente, a vacina contra o Pneumococo 13-Valente (Pneumo13). O pneumococo é a bactéria causadora de pneumonia, meningite, septicemia, sinusite, infecção de ouvido entre outras doenças.
Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que ocorrem no país, por ano, em média, 272 mil casos de internações e mais de 71 mil mortes de pessoas com mais de 60 anos por doenças pneumocócicas, causadas pela bactéria pneumococo.
Aplicada em dose única a vacina pode ser tomada por crianças a partir de um ano de idade e adultos que se enquadrarem nos grupos com imunodeficiências, cardiopatias, pneumopatias, nefropatias, hepatopatias, diabetes mellitus, asma moderada ou grave, ausência do baço, trissomias, implante coclear, fístula liquórica, derivação ventrículo-peritoneal, fibrose cística, doenças neurológicas incapacitantes e doenças de depósito.
Para quem convive com HIV/AIDS, pacientes oncológicos e transplantados a vacina continuará disponibilizada de forma permanente, após o dia 30 de novembro.
A Vacina Pneumo13 é segura, com nenhum – ou poucos eventos adversos. Não há contraindicações de aplicação junto às outras vacinas, inclusive com a da gripe (Influenza). Mas, deve haver intervalo mínimo de 14 dias após a vacinação contra a covid-19.
Em Ribeirão Preto, para poder ser vacinado, o paciente com comorbidades deve procurar um médico das redes particular ou pública que fará uma solicitação por escrito. Com a solicitação, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) onde protocolará o pedido e anexará o documento entregue pelo médico.
Caberá à UBS encaminhar o pedido ao Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIEs), do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e quando a dose da vacina for disponibilizada a Unidade avisará o paciente que será chamado para receber a imunização na sala de vacina da UBS. O Cries do HC atende os 26 municípios da Diretoria Regional de Saúde (DRS XIII).
Para pessoas de instituições que se encaixam nos grupos que podem ser imunizados e que têm enfermeiro à disposição, como o Cantinho do Céu e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ribeirão Preto foi feito um acordo para que as pessoas atendidas nessas entidades fossem vacinadas no local. Isso também pode ser solicitado pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos – conhecidos como abrigos, casas de repouso ou asilos – de Ribeirão Preto e região. Vale lembrar que o fato de ser idoso, por si só, se for saudável, não enquadrará a pessoa no perfil de paciente para receber a Pneumo13.
Comorbidades que dão direito à vacinação
– Imunodeficiencia por doença de base e terapêutica
– Cardiopatias
– Pneumopatias
– Nefropatias
– Hepatopatias
– Diabetes mellitus
– Asma moderada ou grave
– Asplenia (ausência do baço) anatômica e funcional
– Trissomias, inclusive Síndrome de Dow-
– Implante coclear
– Fístula liquórica e derivação ventrículo-peritoneal
– Imunodeficiências congênitas
– Fibrose cística
– Doenças neurológicas incapacitantes
– Doenças de depósito