Foi lançado oficialmente, na manhã de segunda-feira, 18 de novembro, na sede da Prefeitura, o início do funcionamento do “Conecta SUS Ribeirão”, Serviço de Pronto Atendimento Digital (PAD), que prestará serviços de tele saúde em telemedicina, tele enfermagem e atendimento de psicologia digital gratuitamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Ribeirão Preto. O serviço já está funcionando.
Composto por profissionais/equipe médica, de enfermagem e psicologia, devidamente capacitados em atendimentos de PAD, o serviço disponível 24 horas, sete dias por semana, incluindo feriados e pontos facultativos, com acesso disponível por telefone (ligação gratuita – 0800-8887812) ou vídeo chamada em plataforma ou aplicativo “Saúde 24h”, que pode ser baixado nas lojas virtuais.
O prefeito Duarte Nogueira disse que o “Conecta SUS Ribeirão” é mais um passo que a administração pública dá no bom uso da tecnologia em benefício da população. “São 24 horas por dia, não para, em qualquer hora, de madrugada, de dia, se estiver viajando, o usuário terá acesso ao serviço médico de qualidade, com praticidade, um salto espetacular para quem utiliza a saúde pública de nossa cidade”.
“O Conecta SUS Ribeirão é uma luta de dois anos, onde estudamos muito até sua implantação. É um pronto atendimento 24 horas virtual que foi bastante difundido durante a pandemia da Covid – 19 e hoje essas novas tecnologias estão sendo muito aproveitadas na qualificação da assistência e Ribeirão desponta com esse serviço à população”, disse a secretária da Saúde, Jane Cristina.
O Pronto Atendimento Digital é uma maneira eficiente, prática e inteligente de melhorar o fluxo das unidades de pronto atendimento, acabando com filas e com a demora para o atendimento além de proporcionar um atendimento por meio de tecnologias digitais que facilita o acesso ao serviço de saúde.
O atendimento online ocorrerá da mesma forma que o presencial, mas sem a necessidade da ida até um órgão de saúde. “Qualquer pessoa de Ribeirão Preto terá acesso a médicos e psicólogos dentro de casa, na escola, no trabalho. 24 horas na palma da mão”, explicou a coordenadora comercial da Top Med, empresa que venceu a licitação que fornecerá o serviço.
Como vai funcionar
Utilizando a tecnologia de comunicação e informação, a primeira fase do contato com o usuário é a identificação segura, o tempo máximo do início do atendimento é de 60 segundos, independente do meio utilizado. O médico atendente pode realizar o atendimento, enviar receitas médicas e até mesmo emitir atestados.
Para isso, os pacientes passam por um processo de triagem remota que estabelece como deverá ser o seu atendimento. De acordo com a gravidade, a solução pode ser o encaminhamento para uma unidade física de pronto atendimento, emergência ou a sequência da consulta de modo online.
Nos casos em que não há necessidade de atendimento presencial, a consulta online pode seguir normalmente e o paciente consegue enviar imagens e documentos para explicar melhor a sua condição de saúde.
Atendimento de psicologia digital
O mesmo acontece no atendimento de psicologia online será realizado por psicólogo, tendo como principal objetivo acolher e orientar demandas relacionadas ao sofrimento mental. O atendimento de psicologia online que ocorre após o acolhimento pela enfermagem, abrange o atendimento inicial e orientação pelo psicólogo.
Nestes casos, o tempo de espera na fila de atendimento de psicologia online deverá ser, no máximo, de 20 minutos. “Ou seja, com essa solução, é possível tratar casos mais simples e de rotina, que são a maioria deles. Pesquisas mostram que cerca de 80% dos pacientes que procuram o pronto atendimento não estão em situação de emergência”, concluiu a secretária da Saúde.
Serviço
Conercta SUS Ribeirão
Ligação gratuita – 0800-8887812
Aplicativo disponível nas lojas virtuais “Saúde 24h”
Cadastrar CPF