Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ribeirão Preto ganhou mais seis cidadãos famosos

ALFREDO RISK

Em 2022 e até o dia 13 de junho deste ano, Ribei­rão Preto ganhou 31 novos ribeirão-pretanos graças aos títulos de cidadania conce­didos pela Câmara Munici­pal. Do total, seis foram para personalidades famosas na­cionalmente. Neste período foram protocolados 39 pro­jetos para conceder a hon­raria, dos quais oito ainda estão sendo analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para depois serem levados a votação em plenário.

Entre os homenageados estão dois governadores, um procurador da República, um delegado deputado, o dono de uma rede com 20 shoppin­gs e um cantor lírico.

Vereadores aprovaram Título de Cidadania para seis personalidades conhecidas nacionalmente

Governador
O atual governador do estado de São Paulo, Tarcí­sio de Freitas (Republicanos) virou cidadão ribeirão-pre­tano em 7 de fevereiro. A honraria teve como autores os vereadores, Igor Olivei­ra (MDB) e Isaac Antunes (PL) e foi assinado também por mais dez parlamentares. São eles: Bertinho Scandiu­zzi (PSDB), Franco Ferro (PRTB), Alessandro Maraca (MDB), Lincoln Fernandes (PDT), Matheus Moreno (MDB), Brando Veiga (Re­publicanos), Paulo Modas (União Brasil), Sergio Zer­binato (PSB), Maurício Vila Abranches (PSDB), Renato Zucoloto (PP).

Tarcísio de Freitas é na­tural do Rio de Janeiro e foi eleito nas eleições do ano passado, governador de São Paulo com 55,27% dos votos, ou seja, 13.480.643 votos. O governador já foi ministro da Infraestrutura no gover­no Jair Bolsonaro e diretor executivo e diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo da então presidente, Dilma Rousseff (PT).

Ex-governador
Em 25 de maio do ano passado, foi a vez do então governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) ser homenageado. O projeto concedendo a honra­ria tem como autor o verea­dor Igor Oliveira (MDB).

Natural de Tanabi, Garcia foi deputado estadual eleito por três legislaturas consecu­tivas. Em 2021, depois de 27 anos, Rodrigo Garcia deixou o Democratas para se filiar ao PSDB, partido pela qual ten­tou a reeleição para o Palácio dos Bandeirantes na eleição do ano passado. Não conse­guiu se reeleger.

Cantor lírico
O renomado tenor Jean William Silva recebeu o títu­lo de cidadão ribeirão-preta­no, no dia 11, em sessão so­lene na Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador Marcos Papa e aprovada por unanimidade pelo Legislativo.

Natural da vizinha cidade de Barrinha. O tenor cons­truiu uma carreira de su­cesso e considera como um momento marcante, a apre­sentação para o Papa Fran­cisco, diante de três milhões de pessoas, no Rio de Janei­ro, em 2013.

O tenor foi uma das atra­ções da Jornada Mundial da Juventude e se apresentou para o Papa Francisco no dia 25 de julho, durante a Cerimô­nia de Acolhida, em Copaca­bana, interpretando o hino de abertura do evento, a música “Jesus Christ you are my life”.

Procurador de República
Por iniciativa da então ve­readora Gláucia Berenice (Re­publicanos) o procurador da República, Guilherme Schelb, também se tornou cidadão ribeirão-pretano. Atualmen­te ela deixou seu mandato na Câmara e é a Secretaria Muni­cipal de Assistência Social de Ribeirão Preto.

Mestre em Direito Cons­titucional e especialista em segurança pública. Schelb atuou em investigações cri­minais na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Foi responsável pelo combate ao crime organizado e a corrup­ção em órgãos públicos fe­derais em ações de repercus­são nacional e internacional como: o escândalo do Banco Marka, o escândalo do Painel do Senado Federal e a inves­tigação das máfias italiana e espanhola na exploração do jogo ilegal.

Delegado deputado
O delegado e deputado Antonio Assunção de Olim (PP), mais conhecido como Delegado Olim, virou cida­dão da cidade graças a uma proposta do vereador Elizeu Rocha, também do PP. For­mado em direito nas eleições de 2014, Delegado Olim, se lançou candidato a uma ca­deira na Assembleia Legisla­tiva do Estado de São Paulo, sendo eleito com 195.932 votos. Nas eleições de 2018, foi reeleito deputado estadu­al com 161.569 votos e em 2022 foi eleito para um ter­ceiro mandato na Alesp com 201.348 votos.

Dono de shopping
O empresário carioca José Isaac Peres tornou-se cida­dão ribeirão-pretano graças a iniciativa da Mesa Dire­tora da Câmara. Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário e de shopping centers, o em­presário é sócio fundador e presidente da Multiplan. A empresa é pioneira do se­tor de shopping centers no Brasil, e tem atualmente 20 shoppings em todo país, que somam mais de 6000 lojas e têm trafego anual de aproxi­madamente 190 milhões de consumidores.

Títulos de Padilha e Bolsonaro ainda estão na gaveta
Um dos mais recentes projetos para personalidades protocolado foi o da vereadora Duda Hidalgo (PT), no dia 4 de abril. A parla­mentar quer conceder a honraria para o ministro das relações institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha. Segundo a autora do projeto a homena­gem a Padilha é uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele à co­munidade. Sua principal atuação sempre foi o serviço público.

O ministro Antônio Padilha e o ex-presidente Jair Bolsonaro podem se tornar cidadãos ribeirão-pretanos

Em 2009 foi nomeado, ministro­-chefe da Secretaria de Rela­ções Institucionais pelo então presidente da República, Luís lnácio Lula da Silva. Também foi Ministro da Saúde, permanecen­do no cargo até janeiro de 2014.

Em Ribeirão Preto, enquanto ministro, foi responsável pela construção e implementação da Unidade de Pronto Atendimen­to (UPA) Leste, na Avenida da Treze de Maio. Em janeiro deste ano foi nomeado ministro de Relações institucionais do atual Governo Lula.

Na condição de ministro, esteve em Ribeirão Preto no dia 1 de março para acompanhar os esforços da Prefeitura, Câmara Municipal e Governo Federal para implementação de uma unidade do Instituto Federal de Educação na cidade.

A Câmara de vereador de Ribeirão Preto, também tem um projeto de decreto Legislativo para concessão do título de cidadão ribeirão-pretano para o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). A votação da honraria, de autoria do vereador Isaac Antunes (PL) estava na pauta da sessão do dia, 13 de junho, mas foi adida a pedido do autor, o vereador Isaac Antunes (PL).

Na propositura Isaac Antunes ressaltou que a honraria seria uma forma de reconhecimento dos relevantes serviços pres­tados à cidade. Destaca que como presidente da República, entre 2019 e 2022, ele enfrentou diversos desafios, em especial, todas as dificuldades provoca­das pela pandemia da covid-19.

Argumenta também que esse apoio se estendeu às entidades filantrópicas e aos prestado­res de serviços da saúde de nossa cidade, como Hospital Santa Lydia e a Santa Casa de Misericórdia, que receberam para enfrentamento da pande­mia, cerca de R$ 27,1 milhões, segundo dados de fevereiro de 2021 listado no projeto.

Postagens relacionadas

‘MP do Crédito’ pode ser prorrogada até dezembro

Redação 1

Jardim Ouro Branco e Residencial Cândido Portinari podem sofrer com falta d´água

Redação 2

Marco Aurélio manda soltar Eduardo Cunha

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com