O projeto “Cidade Criativa”, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, inaugura um parklet com biblioteca comunitária na cidade. Será instalado em frente ao Cafés Pagliaroni, localizado no Centro Cultural Palace, na rua Álvares Cabral nº 322, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico, com mobiliários pensados para promover um ambiente de acesso gratuito para leitura.
O lançamento será nesta quinta-feira, 7 de novembro, a partir das 17h30, com a apresentação teatral “Onde mora a memória de um Reino?”, da Cia. Mungunzá de Teatro, exibição de vídeos do projeto “Histórias que Constroem”, do Museu da Pessoa, e discotecagem com DJ Gabo.
A programação traz ainda a palestra “Bibliotecas móveis e seu impacto cultural sobre as cidades”, com a arquiteta Denise Assumpção, nesta quarta-feira (6), às 19h30, na sala D-01 – Auditório da Universidade Moura Lacerda, na avenida Doutor Oscar de Moura Lacerda nº 1.520.
Parklet
É uma estrutura com a proposta de criar uma extensão da calçada através da apropriação de duas vagas de carro. O projeto oferece à população acesso a um espaço democrático, público e gratuito que promove o acesso à leitura e a circulação cultural.
Cidade Criativa
É produzido pela Numen Produtora, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC/ICMS), e tem apoio do Cafés Pagliaroni, da Secretaria Municipal da Cultura e prefeitura de Ribeirão Preto. O projeto conta com o patrocínio da Vedacit, por meio do Instituto Vedacit.
“Histórias que Constroem”
O projeto “Histórias que Constroem” é uma iniciativa do Museu da Pessoa, com o patrocínio do Instituto Vedacit, e tem como objetivo registrar histórias de vida de trabalhadores da construção civil que contribuíram, e ainda contribuem, para a construção da cidade de Ribeirão Preto.
As histórias de vida do projeto serão incorporadas ao acervo do Museu da Pessoa, que hoje conta com aproximadamente 20 mil histórias de vida de brasileiras e brasileiros, e ficarão disponíveis para o acesso no Portal do Museu da Pessoa (museudapessoa.net), valorizando cada indivíduo ao tornar sua história de vida patrimônio da humanidade.