O fim de tarde neste sábado, dia 24 de agosto, foi assustador. O clima quente e seco, com fuligens de queimada, ganhou ingredientes que o deixaram mais ‘pesado’: fortes, mais fumaça e escuridão.
Pelas redes sociais e app de mensagens vários foram os vídeos de praticamente toda a cidade e Anel Viário.
Pela manhã, em coletiva de imprensa, o prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Duarte Nogueira comunicou um decreto de proibição dos eventos com atividade física na cidade nos dias 24 e 25 (sábado e domingo). O decreto foi determinado pelas condições extremas, causadas pela estiagem prolongada, calor intenso e incêndios que afetam toda a região.
De acordo com o Decreto 188, de 24 de agosto de 2024, “Fica suspensa a realização de atividades ao ar livre, independente do caráter cultural, artístico ou esportivo, nas datas de 24 e 25 de agosto de 2024. § 1º A suspensão inclui as atividades anteriormente autorizadas pelo Poder Público, além de incluir a suspensão de atividades esportivas, especialmente os campeonatos de futebol profissional e maratonas”.
O documento segue recomendações da Defesa Civil sobre a baixa umidade relativa do ar. “Considerando os índices de umidade relativa do ar (URA) e as altas temperaturas que atingem a cidade, além da previsão de ventos de mais de 70 km/h (setenta quilômetros por hora)”, explica. O Executivo ainda recomenda que a população intensifique os cuidados com hidratação e proteção do Sol, evitando a exposição aos ambientes ao ar livre.