O livro “Poéticas do Agora” será lançado em Ribeirão Preto e São Carlos nos dias 26 e 27 de abril, junto aos concertos da USP Filarmônica em Ribeirão Preto e São Carlos, respectivamente. A obra é uma homenagem ao centenário do compositor Gilberto Mendes, organizado por Márcio Barreto, pela editora Imaginário Coletivo (Santos /SP).
O livro reúne ensaios sobre música contemporânea e sobre o compositor Gilberto Mendes e conta com ensaios de Rubens Russomanno Ricciardi, Lucas Galon, Júlio Medaglia, Camila Fresca, Livio Tragtenberg, Antonio Eduardo, Jean Goldebaum (Alemanha) e Márcio Barreto.
A obra se propõe a uma rica análise da música experimental brasileira dos séculos XX e XXI, bem como os desdobramentos do Festival Música Nova, criado por Mendes em Santos, 1962, e sua influência na formação de gerações de músicos e compositores do Brasil e do mundo.
O lançamento ocorrerá no dia 26/04, no Theatro Pedro II – Ribeirão Preto, e no dia 27/04 no Teatro Municipal de São Carlos, após concertos da USP Filarmônica com regência de Rubens Russomanno Ricciardi.
Revolucionário de primeiro nível, Mendes criou o novo, o inusitado, o surpreendente, expandindo os horizontes da Música Contemporânea – também chamada de Música Nova – com genialidade extrema. Mendes nasceu em 13 de outubro de 1922 e morreu em 1º de janeiro de 2016. Maestro, professor da Universidade de São Paulo (USP), escritor e articulista – colaborou com jornais como “A Tribuna” e “O Estado de São Paulo” –, ele criou em 1962 o Festival Música Nova, realizado em Santos até 2010 Escreveu, ainda, três livros fundamentais: “Uma Odisseia Musical” (1994), “Viver Sua Música – Com Stravinsky em Meus Ouvidos” (2008) e o romance “Danielle em Surdina, Langsan” (2013).