Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

Ribeirão Preto é a região do interior com mais recapturados durante “saidinha”

Foram 124 presos que descumpriram as medidas nas cidades de seu entorno, ficando atrás apenas da Capital e Grande São Paulo

Na região, 124 presos voltaram mais cedo para a penitenciária, por descumprirem regras de "saidinha" (Foto: SSP/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

Mais de 800 presos foram recapturados durante o período de vigência da terceira saída temporária no Estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), foi o maior número de detidos que violaram as regras impostas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para que o benefício pudesse ser mantido.

Segundo a SSP, a região de Ribeirão Preto foi a que mais registrou prisões de presos que descumpriram o benefício no interior do Estado, perdendo apenas em número para a Capital e Grande São Paulo. Só nas cidades no entorno de Ribeirão Preto foram 124 detidos desde terça-feira (17). Em Piracicaba foram 60; Sorocaba 51; São José do Rio Preto 51; Bauru 47; São José dos Campos 46; Campinas 36; Santos 35; Presidente Prudente 34; e Araçatuba 14.

Na Capital e Grande São Paulo foram pelo menos 331 prisões, o que representa 39% das detenções ocorridas em todo o Estado. A SSP informa que esse é o maior número de recapturados durante a “saidinha”, desde que foram estabelecidos, em junho de 2023, a fiscalização e a recondução de detentos.

Número de presos é recorde desde que SSP e TJSP firmaram acordo para fiscalizar e recapturar presos que descumprirem regras do benefício (Foto: SSP/Divulgação)

Pelos números da SSP, 2,9 mil detentos beneficiados em todas as saídas temporárias, desde então, foram levados de volta aos presídios por violarem as medidas judiciais.

Acordo entre SSP e TJSP

Um acordo de cooperação entre a SSP e o TJSP permite que os policiais tenham acesso às informações dos presos beneficiados. Dessa forma, é possível verificar durante a abordagem se as regras para a saída temporária determinadas pela Justiça estão sendo cumpridas, sem a necessidade de levar o detento até uma delegacia para a elaboração do boletim de ocorrência.

O Poder Judiciário estabelece que o detento beneficiado pela medida deve permanecer na cidade declarada à Justiça. Ele também fica proibido de se ausentar da residência no período noturno, frequentar bares, boates, locais de uso de entorpecentes, envolver-se em brigas, andar armado ou praticar qualquer outro ato considerado grave perante o Poder Judiciário.

Em caso de descumprimento, o recapturado é submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e posteriormente é encaminhado ao sistema prisional.

Foragidos

A terceira saída temporária, a popular “saidinha”, ocorreu entre terça-feira (17) e segunda-feira (23). O prazo terminou às 18h00 desta segunda-feira. Os presos que não regressaram são considerados foragidos.

Região de Ribeirão Preto teve 1.104 presos beneficiados e os que não voltaram após o término da terceira saidinha do ano são considerados foragidos  (Foto: Max Gallão Mesquita)

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ainda não informou o total de presos que aproveitaram a “saidinha” para fugir de suas unidades prisionais. Na região de Ribeirão Preto, 1.104 presos foram beneficiados durante a terceira “saidinha” deste ano.

Na cidade de Ribeirão Preto 125 reeducandos foram beneficiados, em Serra Azul 145, em Jardinópolis 652, em Franca 22, em Guariba 49, em Pontal 82 e em Taiúva 29. De acordo com a SAP, o Poder Judiciário é responsável pelas concessões das saídas temporárias. O benefício é previsto na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no Estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019 e suas complementações.

Esta foi a terceira “saidinha” autorizada pelo TJSP neste ano. Na anterior, ocorrida entre 11 e 17 de junho, 677 detentos foram recapturados por descumprir regras. A última “saidinha” do ano ocorre entre 23 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025.

Postagens relacionadas

‘Força-tarefa’ investiga morte em escola

Redação 1

Tragédia: mãe morre e filho fica ferido em acidente com caminhonete conduzida por menor

Luque

Nova sede – Prefeitura finaliza compra de prédio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com