Tribuna Ribeirão
Geral

Ribeirão Preto comemora 168 anos neste dia 19 de junho

Há 150 anos, Ribeirão Preto tinha pouco mais de 5.000 habitantes e poucas ruas   

A data remete à escolha do local para o Patrimônio de São Sebastião, formado a partir de doações, para a construção de uma capela provisória no ponto alto entre os ribeirões Preto e do Retiro. 

Mas, nem sempre foi assim. Até os anos 50, o aniversário da cidade era comemorado em outro dia. Somente com a lei Municipal nº 386, de 24 de dezembro, baseada em estudos do historiador Osmani Emboaba da Costa – e muito influenciada pela “febre dos centenários”, impulsionada pelos 400 anos de São Paulo – é que a data atual foi oficializada. 

Para marcar o aniversário, como é tradição neste Tribuna, vamos mais uma vez resgatar a história de Ribeirão Preto.  

Mergulhamos em jornais locais, como o Diário da Manhã, O Diário e A Cidade, e também folhas com circulação estadual, como o Correio Paulistano, O Estado de S. Paulo e a Folha de São Paulo, para trazer aos leitores do século XXI, acostumados a novas tecnologias, o que era lido pelos ribeirão-pretanos há 50, 100 e 150 anos, quando Ribeirão Preto, então com pouco mais de 5.000 habitantes, começava a escrever sua história. 

Prepare-se para uma viagem no tempo. E descubra que muito daquilo que é notícia hoje, já era há muito tempo… 

Aniversário nem sempre foi comemorado em junho 

Desde o início da década de 50, São Paulo começou a se preparar para as comemorações dos 400 anos da cidade. Foi organizada uma comissão e projetadas obras, como o Parque Ibirapuera e a Catedral Metropolitana, além de diversas festividades. 

O foco sobre o assunto motivou outras cidades a buscarem sua história. Em Ribeirão Preto, o assunto foi tema de discussões e acabou ganhando uma comissão que deu seu veredicto para o dia 19 de junho de 1856, que foi oficializado por lei como a data oficial de fundação da cidade. 

Ao longo do tempo, o aniversário também foi comemorado em outros meses, como março e abril. Nos anos 20, o consenso era o dia 2 de abril, em referência a 1871, quando um decreto provincial elevação a povoação a Distrito de Paz. 

Também em abril, mas no dia 12, era a data de fundação defendida pelo ex-prefeito João Rodrigues Guião, que se baseava na elevação de vila a município, em 1872, ou seja, quando Ribeirão Preto definitivamente entrou na divisão administrativa da Província de São Paulo. 

Para o historiador Plínio Travassos dos Santos a fundação deveria ser considerada no dia 28 de março, quando o padre Manoel Euzébio de Araújo demarcou o terreno onde seria erguida a primeira capela reconhecida pela Igreja. 

Essa data, inclusive, foi aprovada pela Câmara Municipal que a transformou oficialmente em aniversário da cidade. 

A mudança definitiva aconteceu em 1954, também oficializada por lei, quando foram considerados os estudos do historiador e médico Osmani Emboaba da Costa, que defendia o 19 de junho de 1856, quando foram demarcadas as terras doadas a São Sebastião para a formação do patrimônio da futura igreja.  

 

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com