Narrativas rápidas, leves e divertidas. Algumas das quais baseadas em fatos verdadeiros. Um deleite para ser saboreado no tempo de cada leitor, que conhecerá a fundo os personagens Roberta e Pedro. Assim pode ser descrito o novo livro do autor ribeirão-pretano Guilherme Olí, “Apelidos Carinhosos São Pessoais e Intransferíveis”. E, agora, após lançar a obra em grandes eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro, ele traz os contos compilados pela editora Schoba à cidade natal.
Olí espera por conterrâneos e amantes da leitura na Livraria da Travessa do RibeirãoShopping às 19 horas desta sexta-feira, 10 de novembro. O empreendimento fica na avenida Coronel Fernando Ferreira Leite nº 1.540, no Jardim Califórnia, Zona Sul de Ribeirão Preto. A série de contos narra a história de uma campanha que nasce dentro de um jornal, após uma conversa entre amigos que lá trabalham. Mais do que conhecer o que realmente se passa por trás do surgimento de apelidos carinhosos, o leitor poderá conferir como relatos alheios podem mudar a vida dos personagens centrais.
“O objetivo era criar uma obra de fácil leitura, para se devorar em poucas horas, enquanto esperamos por alguma coisa ou dentro de um ônibus, por exemplo”, explica. Pensando exatamente nisso, o escritor também criou uma campanha em seu perfil do Instagram em que mostra, por meio de fotos, “100 momentos para ler meu novo livro”.
O lançamento oficial da obra ocorreu durante a 18ª Bienal Internacional do Livro Rio, que recebeu mais de 300 autores e cerca de 680 mil visitantes. Em São Paulo, foi apresentado ao público em formato diferenciado: ao ar livre. “Cada evento de lançamento é único e especial, mas voltar à minha cidade é sempre uma alegria muito grande, principalmente para promover reencontros com pessoas pelas quais tenho muito carinho. Além disso, foi nessa mesma livraria que lancei meu primeiro livro, em 2015. Já são quase três anos, estava ansioso para voltar”, conclui.
Guilherme Olí tem 33 anos e, atualmente, mora na capital paulista. Formado em Pedagogia, Design Instrucional e Cinema, ele trabalha como roteirista na área de soluções educativas, escreve em seu blog “Um fato e um conto” e também é autor do romance “Remoto e Improvável”, escrito em parceria com Paloma Leite e lançado em 2015. Participou, ainda, de coletâneas de contos brasileiras e portuguesas.