Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ribeirão-pretano de 6 anos faz história no Shark Tank Brasil

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Após quatro meses de seletiva com mais de 500 crianças de 6 a 13 anos, o pe­queno Davi Assef, de 6 anos, foi um dos três selecionados na categoria Criatividade do concurso Tang no Tank, que leva crianças para apresentar ideias inovadoras para os tu­barões do Shark Tank Brasil, programa de TV exibido no canal Sony Entertainment e no Youtube.

O desafio proposto pelo concurso nacional foi tra­zer soluções criativas para problemas reais existentes no país. Davi Assef, que faz natação infantil desde os 7 meses, criou um aplicativo que ajuda no combate ao afo­gamento infantil.

Davi Assef durante gravação no estúdio do Shark Tank Brasil em São Paulo

Poucas famílias sabem, mas o afogamento é a se­gunda causa de mortes de crianças no Brasil. A cada dois dias, uma criança mor­re afogada no país. No ve­rão, os dados são ainda mais alarmantes. Por outro lado, mais de 90% dos casos de afogamento podem ser evi­tados com conscientização e atitudes simples.

Pensando nisso, Davi As­sef criou um aplicativo cha­mado TUBA GO, com duas funções principais: uma vol­tada aos pais e outra para as crianças. A primeira função é um curso completo de nado de sobrevivência, com 10 ví­deos explicativos apresenta­dos pelo próprio Davi e seus professores de natação. A segunda função é uma área de joguinhos, onde a criança precisa identificar e eliminar os riscos de afogamento em áreas como piscinas, lagos, rios e praias.

Os jurados desta edição especial do Shark Tank Bra­sil foram João Appolinário, fundador e presidente da Polishop, Camila Farani, a maior investidora anjo do Brasil e Xuxa Meneghel, a rainha dos baixinhos.

Foram quatro meses de sele­tiva com mais de 500 crianças de 6 a 13 anos. Davi Assef, de 6 anos, foi um dos três selecio­nados na categoria Criatividade

Ideia partiu do próprio Davi
Segundo Henry Assef, pai de Davi, a ideia de participar do programa surgiu de uma forma inusitada. “O Davi es­tava vendo um desenho ani­mado na TV quando surgiu um comercial falando de um concurso de ideias de crianças por um mundo melhor, que prometia levar crianças de 6 a 13 anos ao Shark Tank Brasil. Imediatamente, o Davi saiu correndo pela casa gritando que queria participar. Aí fo­mos pesquisar na internet para saber mais sobre o concurso. Em pouco tempo, o Davi já es­tava desenhando um aplicativo para ajudar crianças a não se afogar na piscina, nas próprias palavras dele”, conta.

Henry comenta que Davi é uma daquelas crianças falan­tes e cheias de ideias. “Des­de 2018 ele tem um canal de natação infantil no YouTube, onde já fez mais de 250 ví­deos de natação infantil. Suas aulas de natação sem­pre trouxeram conteúdos e mensagens sobre segurança aquática, pois o afogamento é a segunda causa de mor­tes de crianças no Brasil. O problema é que as cam­panhas de conscientização contra o afogamento infantil ficam restritas ao público que faz natação e não alcança o grande público”, alerta.

O concurso do Shark Tank Brasil recebeu mais de 500 ins­crições. Foram 4 meses de sele­tiva. Primeiro, Davi ficou entre os 20 selecionados. Fez entre­vistas de avaliação com os di­retores do programa. Depois, ficou entre os 12, 9 e, no final, concorreu com 3 crianças na categoria Criatividade. “O fato mais impressionante é que o Davi foi a única crian­ça de 6 anos selecionada. Os outros dois concorrentes tinham 10 e 12 anos. Tudo foi gravado no estúdio do próprio Shark Tank Brasil em São Paulo, seguindo todos os padrões e exigências do pro­grama exibido mundialmen­te”, ressalta Henry.

Outro detalhe é que as gravações tomaram o dia todo e Davi, embora, tenha sido a criança mais nova a participar do programa, foi o último da seletiva a gravar, levando um chá de cadeira de quase 6 horas antes de enca­rar os tubarões.

Davi, Henry (agachado) e os jurados do Shark Tank Brasil: João Appolinário, fundador e presidente da Polishop, Camila Farani, a maior investidora anjo do Brasil e Xuxa Meneghel, a rainha dos baixinhos

Henry revela que houve mudanças após a participa­ção no programa. “A princi­pal mudança foi a visibilidade que a causa ganhou. O afoga­mento infantil é silencioso, pouco divulgado e extrema­mente sério. Recebemos mi­lhares de mensagens de apoio de entidades, empresas e pes­soas dispostas a apoiar a cau­sa. O aplicativo será lançado em novembro, que é o mês da segurança aquática, pois antecede o início do verão, onde os casos de afogamen­to infantil se multiplicam e as estatísticas mostram que uma criança morre afo­gada por dia no Brasil entre dezembro e março. Sem dúvida, o programa deu um impulso na mis­são do Davi, mas como ele disse aos tubarões: ‘A minha jornada não ter­mina aqui…’.

Sobre o Shark Tank Brasil
O Shark Tank Brasil é um reality pioneiro de empreendedorismo no país, que oferece a quem participa a oportunidade de lançar suas ideias de negócios para grandes investido­res – os “Tubarões” – na esperança de conseguir aportes financeiros. Ao longo de quatro temporadas, o programa já recebeu mais de 6.700 inscrições de empreendedores, dos quais apenas 4% conseguirem chegar ao tanque e apresentar seu ‘pitch’ para os temidos “Tubarões”.

O reality é uma adaptação do famoso “Dragons ‘Den”, criado pela Nippon TV no Japão. Esse premiado formato, distribuído pela Sony Pic­tures Television, já foi adaptado com sucesso em mais de 40 países.

Davi Assef nas redes

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.youtube.com/daviassef
http://www.instagram.com/daviassef
Vídeo com a participação do DAVI no programa:
https://youtu.be/ZAf5vD_wWdM

Postagens relacionadas

Menino tem dedos amputados ao cair de trem em RP

Luque

Polícia Rodoviária prende traficante com mais de 27 quilos de maconha

Redação

Vereadores aprovam indicados por prefeito

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com