Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ribeirão-pretano de 6 anos faz história no Shark Tank Brasil

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Após quatro meses de seletiva com mais de 500 crianças de 6 a 13 anos, o pe­queno Davi Assef, de 6 anos, foi um dos três selecionados na categoria Criatividade do concurso Tang no Tank, que leva crianças para apresentar ideias inovadoras para os tu­barões do Shark Tank Brasil, programa de TV exibido no canal Sony Entertainment e no Youtube.

O desafio proposto pelo concurso nacional foi tra­zer soluções criativas para problemas reais existentes no país. Davi Assef, que faz natação infantil desde os 7 meses, criou um aplicativo que ajuda no combate ao afo­gamento infantil.

Davi Assef durante gravação no estúdio do Shark Tank Brasil em São Paulo

Poucas famílias sabem, mas o afogamento é a se­gunda causa de mortes de crianças no Brasil. A cada dois dias, uma criança mor­re afogada no país. No ve­rão, os dados são ainda mais alarmantes. Por outro lado, mais de 90% dos casos de afogamento podem ser evi­tados com conscientização e atitudes simples.

Pensando nisso, Davi As­sef criou um aplicativo cha­mado TUBA GO, com duas funções principais: uma vol­tada aos pais e outra para as crianças. A primeira função é um curso completo de nado de sobrevivência, com 10 ví­deos explicativos apresenta­dos pelo próprio Davi e seus professores de natação. A segunda função é uma área de joguinhos, onde a criança precisa identificar e eliminar os riscos de afogamento em áreas como piscinas, lagos, rios e praias.

Os jurados desta edição especial do Shark Tank Bra­sil foram João Appolinário, fundador e presidente da Polishop, Camila Farani, a maior investidora anjo do Brasil e Xuxa Meneghel, a rainha dos baixinhos.

Foram quatro meses de sele­tiva com mais de 500 crianças de 6 a 13 anos. Davi Assef, de 6 anos, foi um dos três selecio­nados na categoria Criatividade

Ideia partiu do próprio Davi
Segundo Henry Assef, pai de Davi, a ideia de participar do programa surgiu de uma forma inusitada. “O Davi es­tava vendo um desenho ani­mado na TV quando surgiu um comercial falando de um concurso de ideias de crianças por um mundo melhor, que prometia levar crianças de 6 a 13 anos ao Shark Tank Brasil. Imediatamente, o Davi saiu correndo pela casa gritando que queria participar. Aí fo­mos pesquisar na internet para saber mais sobre o concurso. Em pouco tempo, o Davi já es­tava desenhando um aplicativo para ajudar crianças a não se afogar na piscina, nas próprias palavras dele”, conta.

Henry comenta que Davi é uma daquelas crianças falan­tes e cheias de ideias. “Des­de 2018 ele tem um canal de natação infantil no YouTube, onde já fez mais de 250 ví­deos de natação infantil. Suas aulas de natação sem­pre trouxeram conteúdos e mensagens sobre segurança aquática, pois o afogamento é a segunda causa de mor­tes de crianças no Brasil. O problema é que as cam­panhas de conscientização contra o afogamento infantil ficam restritas ao público que faz natação e não alcança o grande público”, alerta.

O concurso do Shark Tank Brasil recebeu mais de 500 ins­crições. Foram 4 meses de sele­tiva. Primeiro, Davi ficou entre os 20 selecionados. Fez entre­vistas de avaliação com os di­retores do programa. Depois, ficou entre os 12, 9 e, no final, concorreu com 3 crianças na categoria Criatividade. “O fato mais impressionante é que o Davi foi a única crian­ça de 6 anos selecionada. Os outros dois concorrentes tinham 10 e 12 anos. Tudo foi gravado no estúdio do próprio Shark Tank Brasil em São Paulo, seguindo todos os padrões e exigências do pro­grama exibido mundialmen­te”, ressalta Henry.

Outro detalhe é que as gravações tomaram o dia todo e Davi, embora, tenha sido a criança mais nova a participar do programa, foi o último da seletiva a gravar, levando um chá de cadeira de quase 6 horas antes de enca­rar os tubarões.

Davi, Henry (agachado) e os jurados do Shark Tank Brasil: João Appolinário, fundador e presidente da Polishop, Camila Farani, a maior investidora anjo do Brasil e Xuxa Meneghel, a rainha dos baixinhos

Henry revela que houve mudanças após a participa­ção no programa. “A princi­pal mudança foi a visibilidade que a causa ganhou. O afoga­mento infantil é silencioso, pouco divulgado e extrema­mente sério. Recebemos mi­lhares de mensagens de apoio de entidades, empresas e pes­soas dispostas a apoiar a cau­sa. O aplicativo será lançado em novembro, que é o mês da segurança aquática, pois antecede o início do verão, onde os casos de afogamen­to infantil se multiplicam e as estatísticas mostram que uma criança morre afo­gada por dia no Brasil entre dezembro e março. Sem dúvida, o programa deu um impulso na mis­são do Davi, mas como ele disse aos tubarões: ‘A minha jornada não ter­mina aqui…’.

Sobre o Shark Tank Brasil
O Shark Tank Brasil é um reality pioneiro de empreendedorismo no país, que oferece a quem participa a oportunidade de lançar suas ideias de negócios para grandes investido­res – os “Tubarões” – na esperança de conseguir aportes financeiros. Ao longo de quatro temporadas, o programa já recebeu mais de 6.700 inscrições de empreendedores, dos quais apenas 4% conseguirem chegar ao tanque e apresentar seu ‘pitch’ para os temidos “Tubarões”.

O reality é uma adaptação do famoso “Dragons ‘Den”, criado pela Nippon TV no Japão. Esse premiado formato, distribuído pela Sony Pic­tures Television, já foi adaptado com sucesso em mais de 40 países.

Davi Assef nas redes

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.youtube.com/daviassef
http://www.instagram.com/daviassef
Vídeo com a participação do DAVI no programa:
https://youtu.be/ZAf5vD_wWdM

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

Pelo menos 30 mil pessoas seguem sem energia em São Paulo

Redação 2

Presos integrantes da quadrilha suspeita de explodir agência do Santander de Cajuru

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com