O ribeirão-pretano de 11 anos, Rafael Amorim, vai disputar o Campeonato de Skate “Vert In Roça”, realizado em Guaratinguetá (SP), uma das pistas mais tradicionais do Brasil e que conta com a participação de atletas de todo o país.
A competição será divida em duas etapas. Na primeira, que termina no fim de junho, os skatistas foram convidados a gravarem as voltas no próprio local. Os oito primeiros colocados da cada categoria farão a final presencialmente. A disputa da final está prevista para os últimos dias de julho.
Esta é a primeira vez que Rafa Amorim disputa o torneio. Focado e otimista, Rafa conta que o desafio não será tarefa fácil, mas garante força total.
“É um campeonato nacional e com muita gente de alto nível, eu tenho me preparado bastante para a competição. Vai ser muito difícil, mas vou dar o meu melhor pra conseguir o título. Vou com tudo”, afirma.
Por receber participantes de todo o país, o nível técnico de disputa promete ser ainda maior. Diante disso e de olho no título, Rafael intensificou os treinamentos com o atual técnico da Seleção Brasileira Júnior, Allan Mesquita e o skatista Affonso Muggiatti.
O ribeirão-pretano é integrante do projeto “Futuro Campeão” e se prepara no centro de treinamento Aktion Paz, em Florianópolis, mesmo local onde treinam Gustavo Kurten, o Guga, e o campeão Mundial de Surf, Adriano Souza, o Mineirinho.
“Treinar onde esses caras treinam é muito gratificante, inspira bastante e traz o espírito de vitória, não tem como”, conta o menino.
Em quatro anos de carreira, o garoto coleciona títulos e conquistas importantes como quarto lugar no Urussanga Skate Park, uma das competições mais tradicionais e antigas do mundo, e o vice-campeonato na categoria “Begginers” (até 15 anos) do tradicional campeonato “The Number One Off RTMF”, considerado o Campeonato Brasileiro 2020. De olho no futuro, o Rafa sonha em representar o Brasil nas Olimpíadas e trazer no peito a tão sonhada medalha Olímpica.