Com investimento de R$ 39.740.679,60, a prefeitura de Ribeirão Preto fará a implantação dos corredores de ônibus dos eixos avenida Dom Pedro I e avenida Saudade-rua São Paulo. Com 5,53 e 5,28 quilômetros de extensão, respectivamente, a Zona Norte terá os maiores corredores da cidade, beneficiando cerca de dois milhões e meio de usuários do transporte coletivo urbano.
As obras também contemplam a implantação de ciclovias nas avenidas Luiz Galvão Cezar, Octávio Golfeto e Francisco Maggioni, totalizando 2,92 quilômetros de extensão. A ordem de serviço para autorizar o início das obras foi assinada pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) na manhã desta quarta-feira, 15 de janeiro, e contou com a presença do secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, o superintendente da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), Antônio Carlos de Oliveira Júnior, e representantes da empresa vencedora da licitação, a Coesa Engenharia.
“Esses são mais dois corredores de um total de 56 quilômetros, previstos no Programa Ribeirão Mobilidade, que cortarão a cidade nos eixos Norte e Sul, Leste e Oeste. Temos o intuito básico de aumentar a fluidez, diminuir o tempo das pessoas dentro do transporte público, ou no trânsito de maneira geral, para poder se deslocar dentro da cidade e levar o menor tempo possível até chegar a seu destino. Estamos trabalhando para que o deslocamento médio seja em torno de meia hora, no máximo”, afirma Nogueira.
Com a assinatura, as obras da avenida Dom Pedro I devem ter início efetivo a partir da próxima semana, e as da avenida Saudade a partir da primeira semana de fevereiro. Serão duas frentes trabalhando simultaneamente, com prazo de execução de doze meses. O corredor de ônibus da Dom Pedro I será implantado da avenida Fábio Barreto até a praça Amin Calil, avenida Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I e Luiz Galvão Cezar até a rotatória Alceu Paiva Arantes.
Já o da avenida Saudade será da Mogiana com a avenida Brasil (praça Antônio Lopes Balau), av. Brasil, av. Saudade até a avenida Doutor Francisco Junqueira, pegando um trecho da rua Fernão Sales entre a avenida Saudade e a rua São Paulo, além da rua São Paulo entre a rua Fernão Sales e a avenida Francisco Junqueira. “A implantação contará com uma faixa exclusiva para ônibus por toda a extensão de cada eixo. Por todo o local, será instalada semaforização inteligente, que abre com a proximidade do ônibus para garantir fluidez e menor tempo de percurso, além de sinalização com botoeiras para pedestres e onda verde”, explica o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.
Acessibilidade
O projeto também contempla a revitalização de todo o passeio, nos quarteirões em que houver ponto de ônibus, para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. Todas as esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia para deficientes visuais.
Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais de todos os corredores para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso do veículo, além do piso de concreto nas paradas de ônibus. “Essa obra irá facilitar e trazer melhorias para as comunidades da Dom Pedro I e do Ipiranga, que tanto merecem, assim como a avenida Saudade e rua São Paulo, que são importantes artérias da nossa cidade. Esses trechos receberão toda uma infraestrutura de pavimento, galerias, acessibilidade e, também, uma modificação completa na questão de sinalizações tanto horizontais e verticais, quanto semafóricas”, ressalta Pegoraro.
Ribeirão Mobilidade
Os corredores de ônibus da Dom Pedro I e da Saudade fazem parte dos onze que serão implantados em Ribeirão Preto, totalizando 56 quilômetros, e das obras viárias previstas no Programa Ribeirão Mobilidade. Já foram iniciadas as obras na avenida do Café – são 3,23 quilômetros de extensão, beneficiando 116.709 usuários do transporte coletivo urbano, e a obra está sendo executada pela DGB Engenharia por R$ 14.865.789,59 – e as demais estão em fase de finalização do projeto executivo para serem licitadas ainda este ano.
A Secretaria de Obras Públicas já concluiu dez obras do Programa Ribeirão Mobilidade, como as três pontes da avenida Francisco Junqueira e sete frentes de recapeamento asfáltico. Nove adequações estão em execução, uma aguarda assinatura da ordem de serviço para ser iniciada, enquanto outra está em processo licitatório e, as demais, em fase de elaboração do projeto executivo.
Os 56 quilômetros de corredores de ônibus proporcionarão maior conforto a 4.154.118 de usuários do transporte público. O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.