Tribuna Ribeirão
Política

Ribeirão Mobilidade: corredor central depende de reunião 

Na terça-feira (9), haverá reunião da prefeitura com entidades que representam o comercio de Ribeirão Preto para definir o cronograma de obras do corredor de ônibus do quadrilátero central

A prefeitura de Ribeirão Preto assinou nesta quinta-feira, 4 de maio, as ordens de serviços para início das obras de implementação dos corredores de ônibus da avenida Presidente Castelo Branco (SPA 307-330), na Zona Leste, e do quadrilátero central. As liberações foram assinadas pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), em cerimônia no estande do governo municipal na 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow).

Com a emissão das ordens de serviço, as obras podem começar imediatamente. Na avenida Leão XIII, parte do trecho 1 do corredor Leste-Oeste (Castelo Branco), funcionários e máquinas já estão trabalhando. Porém, no quadrilátero central os trabalhos só devem ter início na semana que vem.

Reunião – Na terça-feira, dia 9, haverá reunião com entidades que representam comerciantes para definir o cronograma de obras sem prejudicar o varejo de Ribeirão Preto, carro-chefe da economia municipal ao lado do setor de serviços. A reunião terá a participação de representantes do governo –Secretaria Municipal de Obras Públicas e Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp).

Do outro lado, vão participar representantes da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP) e Sindicato dos Empregados do Comércio (Sincomerciários). O local da e o horário da reunião ainda não foram divulgados pela prefeitura.

Cronograma – “Vamos criar um cronograma de obras para o centro juntamente com os comerciantes, de modo que as obras não atrapalhem o trânsito em datas especiais para o setor, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, entre outras”, explica Duarte Nogueira. O tucano ainda lembra que, mesmo nos dias comuns para o comércio, a obra do Centro e dos demais corredores não vão causar transtornos ao trânsito.

“São obras que serão executadas trecho a trecho e, portanto, a interdição será muito pontual”. No corredor Leste-Oeste, a Transerp apenas precisou sinalizar com cavaletes, indicando uma pequena volta em torno da obra, na avenida Leão XIII, logo após a rotatória com a avenida Presidente Castelo Branco, na pista em direção à Universidade de Ribeirão Preto.

Os comerciantes estão apreensivos com as obras do Centro. Em 27 de abril, Sincovarp, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sincomerciários encaminharam ao prefeito Duarte Nogueira a proposta de plano de ação com medidas para minimizar os prejuízos causados ao comércio da região Central.

Dia das Mães – Entre as medidas mais urgentes sugeridas à prefeitura, as entidades solicitam que os trabalhos comecem somente após o Dia das Mães, segunda data mais importante do comércio, celebrado em 14 de maio (domingo), o segundo Natal do varejo. Entre outras propostas, o plano ainda pede interrupções/flexibilização das obras nos períodos específicos das principais datas sazonais do calendário varejista.

Datas – Os comerciantes pedem, ainda, que as obras do Ribeirão Mobilidade e as interdições das vias, em dias estratégicos para as datas sazonais do calendário varejista, sejam interrompidas ou flexibilizadas para facilitar o acesso dos consumidores às lojas.

Pedem suspensão ou flexibilização de obras em datas sazonais como Dia das Mães (14 de maio), Corpus Christi (8 de junho), Dia dos Namorados (12 de junho), Dias dos Pais (13 de agosto), Dia da Independência (7 de setembro), Dia das Crianças (12 de outubro), Finaos m(2 de novembro), Black Friday (24 de novembro) e Natal (24 de dezembro).

Sugerem ainda que as medidas também sejam adotadas às vésperas das datas sazonais, como nos dois sábados que antecedem as celebrações. Em dezembro, a reinvidicação abrange a quinta-feira, dia 21, e todas as sextas-feiras, sábados e domingos até dia 23.

Nos dias que houver interrupções/flexibilizações, as entidades pedem que o redirecionamento dos trabalhos para pontos que não comprometam o acesso do público às lojas. Querem que a prefeitura e a empresa responsável pelas obras realizem ampla divulgação prévia.

Antecedência – Sugerem entre 15 a 20 dias de antecedência, comunicando aos comerciantes os trechos a serem interditados e o período previsto para tal, para que as lojas localizadas em trechos afetados possam se programar e buscar alternativas para atendimento aos clientes e vendas.

As três entidades solicitam também a cessão de vagas de Área Azul nas vias adjacentes, próximas aos trechos interditados, para que os lojistas possam implantar estruturas de “drive-thru”, caso necessário, conforme regras a serem estabelecidas e apenas no período em que o respectivo trecho de rua/avenida for impactado pelas obras.

O cronograma deverá priorizar as obras em vias com maior adensamento de estabelecimentos comerciais (para que sejam concluídas primeiro) ou, de preferência, em períodos em que não houver datas sazonais promocionais do varejo, como julho e setembro.  No caso das intervenções em calçadas, deixar alguma espaço para o pedestre. No ano passado, os sindicatos tiveram a mesma iniciativa em relação às obras de mobilidade nos bairros.

Investimento – O corredor exclusivo para ônibus da Castelo Branco será feito pela Autem Engenharia Ltda., que ofereceu valor global de R$ 26.123.173,77. LO prazo para conclusão é de 18 meses, entre o final de 2024 e início de 2025. A licitação da faixa exclusiva do quadrilátero central foi vencida pela DGB Engenharia e Construções Ltda., com a proposta de R$ 20.774.887,51.

A empresa tem um ano para concluir a obra. No total, a administração Duarte Nogueira (PSDB) está investindo mais R 46.898.061,28 nas duas obras. O corredor de ônibus do quadrilátero central terá quatro quilômetros eo da Castelo Branco, sete quilômetros.

 

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