Shoppings, comércio em geral, bares e restaurantes, academias e parques poderão abrir com respeito a algumas regras específicas
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (6) que Ribeirão Preto passará para a fase amarela do Plano São Paulo nesta sexta-feira (07), quando o governo do estado anunciar que regiões avançarão no referido Plano. Nogueira afirmou que o avanço de fase mudança já foi confirmada junto ao governo paulista, em função do município ter evoluído nas exigências estabelecidas pelo governo do Estado.
De acordo com os dados apresentados na coletiva, Ribeirão Preto avançou muito em relação a estas exigências e estaria na chamada ‘Fase Amarela’, em relação ao número de novos casos da doença, no índice de internação e número de óbitos. Ribeirão estaria na ‘Faixa Laranja’ apenas na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo os dados a cidade tem hoje 22,5 leitos para cada cem mil habitantes.
Na coletiva Nogueira também confirmou que o comércio da cidade irá abrir já no próximo sábado. A antecipação da abertura do comércio de rua para o sábado era defendida pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Todas as regras da nova fase serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (7).
O Plano São Paulo tem cinco faixas, diferenciadas por cores. Na vermelha em que Ribeirão Preto está hoje, apenas os serviços essenciais podem atender, com restrições. Na laranja, é permitida a abertura do comércio, shoppings, concessionárias, imobiliárias e escritórios, também com regras rígidas.
Já na fase amarela, além desses setores, também poderão reabrir o setor de estética, como salões de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador, além de bares e restaurantes com atendimento presencial restrito.
Veja o que prevê cada Fase do Plano São Paulo:
ACIRP faz alerta para empresários
Diante do anúncio da reabertura do comércio de Ribeirão Preto neste sábado (8), antecipando a aplicação das regras em caso de reclassificação da região de Ribeirão Preto para uma fase menos restritiva do Plano São Paulo, a ACIRP divulgou um alerta para seus associados prepararem seus estabelecimentos para receber os consumidores e reforçou a importância da manutenção das medidas de prevenção à Covid-19.
A reabertura de lojas e estabelecimentos às vésperas do Dia dos Pais é vista como fundamental para minimizar os prejuízos e a onda de falências e desemprego no setor.
“Percebemos a boa vontade do executivo municipal, tanto por parte do secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, como do prefeito Duarte Nogueira, para antecipar a reabertura do comércio, o que é recebido por nós como uma ótima notícia, mas que implica em responsabilidades para comerciantes e para a população e por isso reforçamos a necessidade de todos continuarem seguindo as devidas recomendações sanitárias”, avalia o presidente da ACIRP, Dorival Balbino.
Comércio se prepara
Setor produtivo e poder público intensificam campanha de conscientização sobre prevenção e combate ao Covid-19
Encabeçada por SINCOVARP e CDL, junto com entidades e empresas parceiras, a campanha “Proteja vidas e ajude Ribeirão a seguir em frente!” ganha nova força com a perspectiva de avanço da cidade para a fase laranja ou amarela, no PlanoSP. Ação é exemplo de diálogo e parceria entre sociedade civil organizada e gestores públicos do executivo e legislativo
Com a sinalização de que Ribeirão Preto deve avançar para a fase laranja, ou até mesmo direto para a amarela, no PlanoSP, ganha a força a campanha “Projeta vidas e ajude Ribeirão a seguir em frente!”, realizada pela CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal, com a co-realização de Casa do Contabilista, Sincomerciários, Ciesp, SindTur, Sebrae, SescSP, SenacSP, Faesp-Senar, Instituto Ribeirão 2030, Ribeirão Shopping, Shopping Santa Úrsula e Shopping Iguatemi, e apoio operacional do Núcleo360o Grupo de Comunicação e Marketing e ArtVoice Brasil.
A ação teve início em 15 de junho com uma estratégia de comunicação integrada reunindo rádio, tv, internet, veículos impressos e mídias alternativas, dentro de um modelo de parceria institucional e responsabilidade social.
“É uma grande união de forças para conscientizar a população sobre as regras sanitárias a serem seguidas e assim ajudar Ribeirão Preto a seguir em frente, sem retrocessos. O momento exige ações como essa, de caráter coletivo. Conseguimos aglutinar forças de peso e quem vier com a gente estará ajudando a espalhar essa mensagem de cidadania”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP.
Ainda segundo Lopes, em meio à cenários que mudam a todo momento nessa pandemia é fundamental promover o equilíbrio entre proteção da vida e retomada das atividades econômicas. “A economia precisa voltar a girar e os números do Covid-19 precisam estar sob controle. Esse é o desafio que só vamos conseguir superar se todos colaborarem de forma efetiva”, completa Lopes.
Todas as peças criadas para a campanha, incluindo as artes de cartazes para afixação nas empresas, estão disponíveis nos sites www.sincovarp.com.br e www.cdlribeiraopreto.com.br, na área “Materiais para Download”. Mais informações pela Central de Atendimento CDL/SINCOVARP: (16) 3625.6924 e (16) 99963.3105 (WhatsApp), de segunda à sexta, das 8h às 18h.