O final de semana foi de título para o esporte ribeirão-pretano. O Ribeirão FUT7, em uma campanha sólida e invicta, sagrou-se campeão da Sudeste Cup, organizada pela Futebol 7 Brasil, a principal liga profissional do país. O título, conquistado na tarde do último domingo (20), na Arena F7B, em Guaratiba, Rio de Janeiro, foi diante do Corinthians por 2 a 1. Antes, na semifinal, Ribeirão eliminou o Botafogo-RJ.
Com a conquista da Sudeste Cup, o Ribeirão FUT7 garantiu vaga na Liga Nacional de 2022. A competição com sede no Rio contou com 12 equipes do Sudeste, entre elas, potências como o Flamengo e o Botafogo, a campeã carioca Portuguesa, e o campeão capixaba BR Samor.
Além da taça de campeão, a equipe ribeirão-pretana conquistou três premiações individuais: Marcelo, ex-Comercial e União São João, foi eleito o melhor goleiro do campeonato; o capitão Beto recebeu o troféu de craque da Sudeste Cup; e André Tártaro o de melhor treinador.
“Eu fico emocionado. Joguei em grandes equipes e conquistamos títulos, mas esse foi diferente. Essa entrega… Foi muito coração dentro de campo”, disse o atacante Banana, que jogou várias temporadas da Liga Nacional de Futsal e chegou para reforçar o elenco depois de ficar quase um ano e meio parado por conta de uma lesão.
Acostumado com o futebol de campo, Marcelo Henrique comentou a conquista pelo time ribeirão-pretano.
“Agradecer primeiro aos nossos torcedores e à minha família, que mesmo distante conseguiram mandar energias positivas”, afirmou o goleiro Marcelo, um dos destaques da equipe ao defender pênaltis e garantir a classificação da equipe nas fases eliminatórias.
Diretor e um dos responsáveis pelo projeto de sucesso, Júnior Borelli agradeceu a secretaria de Esportes e os patrocinadores da equipe.
“Nossos atletas representaram bem nossa cidade. A força do Corinthians só proporcionou que nossa conquista ficasse maior. Essa conquista só foi possível graças ao apoio da Secretaria de Esportes e nossos patrocinadores. Sem vocês a gente não estaria aqui hoje”, disse Borelli.
Vice campeão nacional
A Sudeste Cup foi a segunda conquista do Ribeirão FUT7, equipe recém-formada e dirigida pela família Borelli. Em dezembro passado, em Palhoça, Santa Catarina, o time foi vice-campeão da Copa do Brasil de Futebol 7, enfrentando grandes equipes no cenário nacional.
Em todo o torneio, a equipe ribeirão-pretana só sofreu um revés: a final contra o Flamengo (campeão mundial na modalidade), por 3 a 2. Com isso, Ribeirão também garantiu vaga na Liga das Américas de 2022, o campeonato sul-americano de futebol 7 que deverá ser disputado em Santiago, no Chile, em novembro de 2022.
Campanha na Sudeste Cup
Na Sudeste Cup o Ribeirão FUT7 liderou o Grupo B com quatro pontos ao empatar com a Portuguesa-RJ (2×2) e golear o Madureira (6×1). Nas quartas de final eliminou o São Bernardo nos pênaltis, por 3 a 2, após 1 a 1 no tempo normal. Na semifinal, 3 a 3 com o Botafogo-RJ e vitória nos pênaltis por 3 a 2. Na decisão, 2 a 1 sobre o Corinthians com gols de Luiz Felipe e Walissinho.