O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), decretou na manhã desta quinta-feira, 19 de março, situação de emergência na cidade, por 180 dias. O Decreto será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e prevê o fechamento de quase todos estabelecimentos na cidade.
A medida estabelece o fechamento de cinemas, clubes, academias, clínicas de estética, boates, casas noturnas, bares, museus, centros culturais e atividades de saúde bucal e odontológica. Também foram proibidos todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza entre 21 de março e 5 de abril, bem como a visitação a hospitais.
Entre os setores que não estão suspensos, estão as lojas do comércio tradicional de rua, restaurantes, bancos, etc.. As igrejas também não estão incluídas no Decreto, em função da ‘liberdade de culto religioso’, prevista em Lei.
Não são atingidos pelas medidas, estabelecimentos médicos, farmacêuticos, psicológicos, laboratórios de análises clínicas, clínicas de fisioterapia e de vacinação, além de distribuidoras de gás, postos de combustíveis e serviços de entregas.