Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ribeirão comemora o Dia do Padroeiro

TIAGO DE BRINO/ARQUIVO TRIBUNA

Na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, Ribeirão Preto comemora o Dia de São Se­bastião, padroeiro da cidade – a Igreja Católica promoveu novenas diárias desde o dia 11 e até esta sexta-feira (15), mas apenas com orações e sem quermesse por causa da pandemia de coronavírus. A celebração prossegue durante o final de semana.

Na quarta-feira (20), Dia do Padroeiro, haverá missa às oito horas, ao meio-dia e às 19 horas na Catedral Metropolitana de São Se­bastião, a Igreja Matriz de Ribeirão Preto. Após a pri­meira celebração da manhã será divulgado o resultado da rifa da perua Volkswagen Brasília amarela, ano 1978, e da viagem para Santos, no litoral sul paulista, com tudo pago.

O bilhete custa R$ 2 e o di­nheiro arrecadado será usado nas obras de reforma e res­tauração do prédio da igreja, com custo total estimado em R$ 3 milhões. O carro foi do­ado por um fã da banda Ma­monas Assassinas. Mais in­formações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3625-0007 ou na secretaria da igreja. Já à noite, após a missa das 19 ho­ras, haverá uma carreata com a imagem de São Sebastião pelas ruas do Centro.

A tradicional procissão no Centro também foi adia­da por causa da covid-19. A Brasília está exposta no hall de entrada da Catedral de São Sebastião. A missa das 19 horas, que costuma ser campal, em frente à igreja, tradicionalmente é celebra­da por dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano.

A celebração na área de atuação da Arquidiocese de Ribeirão Preto prevê missas também em Sertãozinho, Ba­tatais, Jardinópolis e Cajuru. Na Paróquia de São Sebas­tião, localizada na rua Heron Domingues nº 820, no Par­que São Sebastião, na Zona Leste, também terá missas em louvor ao santo padroei­ro, Neste domingo (17), será às 8h30 seguida de bazar do prato pronto.

Na segunda (18) e na ter­ça-feira (19), as missas terão início às 19h30 e, no Dia de São Sebastião, às 18 horas, seguida de procissão mesmo com as autoridades sanitárias sendo contrárias a qualquer tipo de aglomeração. Entre os dias 18 e 20 haverá bolo no pote do santo. Em reu­nião com o padre Francisco Zanardo Moussa, o Padre Chico, da Catedral Metropo­litana de Ribeirão Preto, em dezembro de 2017, o prefei­to Duarte Nogueira Júnior (PSDB) confirmou que o fe­riado do Dia de São Sebastião seria mantido.

Havia a possibilidade de o ribeirão-pretano ter um feriado a menos. O Dia do Padroeiro era o mais cotado para sair do calendário. En­tidades representativas do comércio pediram a trans­formação de uma das datas da cidade em ponto facul­tativo. O Dia de São Sebas­tião passou a ser feriado em janeiro de 2010 graças à lei 11.919/2009, de auto­ria do ex-vereador Corauci Neto (então no PSD), san­cionada pela então prefeita Dárcy Vera (sem partido).

Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câ­mara de Dirigentes Lojistas de Ribeirão Preto (CDL) in­formam que no feriado mu­nicipal de São Sebastião – pa­droeiro de Ribeirão Preto –, celebrado em 20 de janeiro (segunda-feira), as lojas do Centro e dos corredores comerciais dos bairros te­rão abertura facultativa das nove às 17 horas. Neste sá­bado (16) o atendimento será normal, no mesmo ho­rário. No domingo (17) as lojas estarão fechadas.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Hidrofil – Filtros e Acessórios

Redação 1

‘Houve censura e retrocesso,’ diz Marco Aurélio

Redação 1

Metade de RP tem plano de saúde 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com