Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ribeirão autoriza funcionamento de óticas e treinos de equipes profissionais

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou em live na tarde de terça-feira (30) a edição do decreto 63 que prorroga a fase emergencial na cidade até o dia 11 de abril. A prefeitura seguiu a determinação do governo do estado que já havia prorrogado esta fase em todo o estado. As regras de funcionamento na cidade continuam as mesmas para quase todos os setores. Apenas quatro mudanças pontuais foram feitas no novo decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira.

A primeira delas foi a inclusão das óticas nas atividades consideradas essenciais, o que autoriza que elas voltem a funcionar obedecendo as mesmas regras do Plano São Paulo. Entretanto, elas só podem funcionar de segunda a sexta-feira até às 18 horas.

A segunda mudança foi a autorização para que atividades essenciais como bomboniéres e lotéricas instaladas nos shoppings possam funcionar, mesmo com estes estabelecimentos fechados para as outras atividades.

A terceira mudança diz respeito aos condomínios. Aqueles em que os condôminos sejam proprietários – fração real – eles tem regulamentos próprios e caberá ao sindico estabelecer quais são as áreas comuns e proibir a aglomeração nelas.

 

Já no caso de condomínios comerciais e nos loteamentos com controle de acesso, as áreas externas são consideradas públicas e, portanto, devem seguir as regras estabelecidas na fase emergencial. Por fim, a prefeitura autorizou os treinamentos das equipes esportivas profissionais de da cidade. O que beneficiará o Botafogo e o Comercial.

Na fase emergencial as agências bancárias, as lotéricas, lojas de conveniência dos postos de combustíveis e os supermercados podem funcionar. No caso dos supermercados eles podem funcionar das 6 às 20 horas de segunda a sábado. Já as lojas de conveniência dos postos de gasolina podem funcionar das cinco da manhã às 20 horas. As lojas de material de construção só podem funcionar no sistema delivery e drive thru.

Já o funcionamento do comércio de ruas, shoppings e similares, salões de beleza, barbearias, bares, restaurantes, clubes, eventos religiosos continuarão proibidos até o dia 11 de abril. O Toque de Recolher continua valendo das 20 horas até as cinco da manhã.

Escolas – As escolas estaduais e particulares poderão voltar a funcionar no dia 5 de abril, mas com limite de 35% de alunos. No caso das 110 escolas municipais elas não têm data para o retorno em função de ação judicial que determina que a prefeitura entregue para a justiça a comprovação da adoção de uma série de procedimentos

Scarpelini diz que reflexos do lockdown começam a ser verificados
Na live o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini afirmou que os primeiros resultados do lockdown na cidade já puderam ser observado nos dois Polos Covid do município. Um funciona na Unidade de Pronto Atendimento da Avenida Treze de Maio e o outro na Unidade Básica e Distrital Central (UBDS) na Avenida Jerônimo Gonçalves ao lado da Rodoviária da cidade.

Segundo ele, nos quatro dias que antecederam ao lockdown, os novos casos registrados nestes locais ficaram em media em 500 novos casos. Já nos últimos quatro dias a media registrada tem sido de 260 casos por dia, uma queda de 42,8%. Vale lembrar que o lockdown ocorreu entre os dias 17 e 21 de março. Nesta terça-feira completou-se nove dias deste o fim dele.

Em relação as internações Scapelini afirmou que estes reflexos ainda não foram sentidos, já que a doença exige uma internação por muitos dias o que não refletiu ainda na rotatividade dos leitos covid.

Postagens relacionadas

Black Friday aquece vendas

Redação 1

Hospitais públicos de RP internaram mais de 46 mil pessoas em 2020

Redação 1

Alison dos Santos, o Piu, conquista bronze após chegar à final no sufoco em Paris-2024

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com