A Secretaria Municipal da Saúde atualizou nesta quinta-feira, 26 de março, os dados sobre o novo coronavírus em Ribeirão Preto. Além de ter registrado o primeiro óbito por covid-19, de um homem de 36 anos com comorbidades que estava internado no setor de Hematologia do Hospital das Clínicas já há algum tempo, a cidade também tem nove casos confirmados e 160 sob investigação.
Segundo o Boletim Epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde, quatro dos noves casos confirmados já foram testados positivos para o coronavírus, segundo exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Os outros cinco aguardam o resultado da contraprova.
Segundo o boletim, apenas duas pessoas seguem internadas na cidade com problemas respiratórios – eram 14 na quarta-feira (25). Nenhum dos casos é grave e todos são de gripe. Ribeirão Preto ainda aguarda o resultado de 160 testes que estão no Adolfo Lutz. No total, desde o carnaval, o município já soma 187 notificações, com nove casos confirmados (todos em março), 18 descartados (quatro em fevereiro e 14 neste mês) e mais 160 à espera de resultado (todos deste mês).
O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) voltou a dizer que as medidas de isolamento social devem continuar sendo seguidas pela população da cidade, em cumprimento ao decreto nº 76, publicado na última segunda-feira (23), que declarou estado de calamidade pública no município. Ao lado do secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, o chefe do Executivo afirmou que Ribeirão Preto está seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde, dos gestores do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias do estado de São Paulo.
“Ainda é momento de total preservação para o isolamento. Não é momento de abrirmos mão e relaxarmos no que já conseguimos, com o apoio da imprensa e compreensão da maioria das pessoas. Devemos fazer a redução de situações de aglomeração para que o vírus circule o menos possível”, orienta o prefeito. De acordo com o chefe do Executivo, a tendência é que o número de casos confirmados de covid-19 aumente significativamente nos próximos dias, a exemplo do que vem ocorrendo em todo o mundo.
“Por três dias consecutivos mantivemos o número de oito casos confirmados em Ribeirão Preto, mas esse número vai subir e vai subir muito, é só analisar o que aconteceu no resto do mundo e está acontecendo agora nos Estados Unidos, onde 50 mil pessoas estão contaminadas e metade delas só na cidade de Nova Iorque”, complementa. Segundo Nogueira, as medidas adotadas em Ribeirão Preto têm por objetivo achatar a curva de contaminação pela doença, estendendo o prazo de surgimento de novos casos.
“A diferença é que vamos empurrar ao máximo, para frente, o número de casos e o período de contágio para que os nossos sistemas de saúde não entrem em saturação, em colapso, e a nossa estrutura possa atender a todo mundo com a maior qualidade, a melhor atenção, como tem sido feito até agora”. “Todo esse conjunto de estratégias está sendo tomado com a maior responsabilidade possível. O momento é de colaboração, não é hora de entrar em conflito”, finaliza Nogueira.
Disque Covid-19
A Secretaria Municipal da Saúde ampliou o horário de atendimento do Disque Covid-19, que passará a ser disponibilizado das oito às 20 horas de segunda-feira a domingo. O número de telefone 0800- 7701160 foi criado para prestar informações e orientações à população de Ribeirão Preto sobre o enfrentamento do novo coronavírus na cidade.
A orientação é utilizá-lo sempre que necessário, para que as pessoas não se desloquem até uma unidade de saúde, evitando contato com outros pacientes que podem estar infectados e, consequentemente, disseminar o vírus. A equipe de atendentes é formada por multiprofissionais da área da saúde, treinada e atualizada constantemente, conforme protocolos estabelecidos pela Secretaria da Saúde.