Apesar de estarem em divisões e patamares diferentes no futebol paulista e brasileiro, os arquirrivais Botafogo e Comercial, a dupla Come-Fogo, conseguiu 100% de aproveitamento no quesito acesso em 2018. Em nenhuma outra cidade onde há mais de um clube profissional tal triunfo se repetiu. Em Campinas, por exemplo, onde Guarani e Ponte Preta buscam ascender à Série A do Brasileiro, as chances de ambos são cada vez mais estreitas, sem que se vislumbre a menor hipótese de os dois subirem. “Ribeirão Preto é a capital brasileira do acesso”, proclama o jornalista esportivo Schubert Persin.
Com o Botafogo na Série B do Campeonato Brasileiro a partir de 2019, e do Comercial na Série A3 do Campeonato Paulista, após amargar uma temporada na Segunda Divisão, os dois clubes conseguiram triunfar em suas respectivas competições e alcançar seus objetivos com intervalo de dois meses de dois meses um do outro. O Pantera subiu da Série C para a Série b, no dia 28 de agosto, depois de uma vitória dramática sobre o Botafogo da Paraíba, por 4 a 3, nos pênaltis.
O Leão sentiu o gosto da conquista no dia 14 de outubro, no não menos dramático empate em 2 a 2, contra o São José, em Palma Travassos, com direito a gol aos 48 minutos da segunda etapa, marcado pelo zagueiro Guilherme Café. A vitória, a poucos minutos de se consumar, daria à Águia do Vale o direito de ingressar na A3.
Em ambas as situações, tanto para o Botafogo quanto ao Comercial, o acesso foi marcado por um enredo que tangenciou o imponderável e que por pouco não se anunciou como dois retumbantes fracassos diante de suas torcidas. “Chegamos graças ao emprenho e a força transmitida pelos nossos torcedores que, de forma exemplar, estiveram junto com o time até mesmo no momento onde tudo parecia impossível,“ analisa o técnico Pinho.
Donos das melhores campanhas na fase de classificação, Comercial e Botafogo sinalizavam que poderiam chegar. Com 35 pontos conquistados no Grupo B, em 18 rodadas, o time de Léo Condé venceu 10 partidas, empatou cinco e sofreu apenas três derrotas, com aproveitamento de 64,8, o mesmo obtido pelo Operário-PR, porém com maior saldo de gols (16 a 8).
Por sua vez, o Comercial, em 14 rodadas, somou 32 pontos em nove vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. O time de Pinho marcou, na fase de classificação, 34 gols, sofreu cinco, fez saldo de 29 e aproveitamento de 76,2%. Só não foi melhor que o Guarulhos com uma vitória a mais. O time da grande São Paulo, no entanto, sucumbiu na segunda fase, quando então, o Bafo chegou aos 14 pontos, manteve-se invicto, fez 10 gols e sofreu 2 e viu seu aproveitamento aumentar para 77,8%.
Dentro e fora do Brasil
Para o presidente do Botafogo, Gerson Engracia, o clube vive de conquistas esportivas e agora está no segundo campeonato mais importante do país, a Série B do Brasileirão, com ampla viabilidade econômica para 2019. Para ele, o Pantera leva o nome da cidade para dentro e fora do Brasil. Com a transformação em Sociedade Anônima e o início das obras da arena multiuso haverá emprego e renda em um futuro bem próximo. “Vamos incrementar o comércio local e isso é bastante importante para a economia local,” afirma.
Venceu adversidades
O presidente do Comercial, Ademir Chiari, comemora o fato de haver conquistado acesso logo no primeiro ano de seu mandato. Mesmo com o clube em dificuldades financeiras, com o bloqueio de rendas por dívidas trabalhistas herdadas de gestões anteriores, o Leão soube superar todas as adversidades, montou um time competitivo, treinado por um profissional considerado uma espécie de ‘mago dos acessos’ e deu a volta por cima. “Estamos felizes com o resultado obtido e que a gente consiga, daqui para frente, alicerçar o Comercial para que continue subindo seus degraus e voltando para o lugar de onde nunca deveria ter saído,” destaca.
Prestígio na FPF
O duplo acesso obtido pelos dois clubes de Ribeirão Preto é reconhecido pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Barros, que esteve na cidade para prestigiar o Centenário do Botafogo e que retornará no dia 27, sábado, para assistir o jogo de volta da decisão da Segundona, em palma Travassos.
“A temporada de 2018 está marcada pelo grande momento que vive o futebol de Ribeirão Preto. O Botafogo deu um largo passo ao voltar à Série B do Brasileirão, com uma grande gestão, e o Comercial recuperou-se rápido da queda e já voltou à Primeira Divisão do Futebol Paulista,” disse o presidente.