Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Reunião alinha ações contra furto de fios em RP

Prefeitura e representantes de operadoras de telefonia trocaram informações para realizar ações mais assertivas contra esse tipo de crime

Representantes da Prefeitura e de empresas de telefonia discutiram ações contra furtos de fios (Foto: Fernando Gonzaga/CCS)

Por: Adalberto Luque

A Prefeitura de Ribeirão Preto, através de representantes da Secretaria Municipal de Justiça, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Secretaria de Infraestrutura e Fiscalização Geral de Ribeirão Preto, receberam, nesta quarta-feira (05), representantes de telefonia. O objetivo do encontro foi alinhar ações para combater furtos de fios na cidade – que nesta sexta-feira (07), por exemplo, a Unidade Básica de Saúde do bairro Adelino Simioni ficou fechada, sem prestar atendimento de saúde à comunidade, por causa de furto de fios elétricos.

Participaram da reunião o secretário da Justiça, Gustavo Furlan Bueno, o comandante da GCM, Domingos Fortuna, a secretária da Infraestrutura, Catherine D’Andrea e, representando a Fiscalização Geral, a supervisora Marcia Capretz, além dos representantes das empresas de telefonia que atuam em Ribeirão Preto.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, somente em 2023 foram repostos mais de 19 quilômetros de fios em praças, parques e vias públicas de Ribeirão Preto. A GCM, Polícia Militar e Fiscalização Geral têm realizado diversas ações para coibir a prática do furto de fios. Contudo, durante o encontro, foi tratado o tema que mais preocupa: a receptação.

“O maior problema está nos receptadores dos materiais furtados, o combate precisa ser constante e intensivo junto aos ferros-velhos, que fazem ilegalmente a compra e venda desses materiais que são objetos de furto”, reforçou o secretário da Justiça, Gustavo Furlan Bueno.

Somente Secretaria de Infraestrutura gastou 19 km de fios em 2023 para praças e locais públicos (Foto: Fernando Gonzaga/CCS)

Para o comandante da GCM, estabelecer parceria com as operadoras de telefonia é fundamental. “Extremamente valiosa a ajuda das operadoras de telefonia no combate à receptação de fios metálicos, principalmente cobre, pois, ao identificar materiais de sua propriedade como produto de ilícito, podemos agir na instância criminal e não somente administrativa. Os esforços conjuntos da Guarda Metropolitana, Fiscalização Geral, Polícia Militar, Ministério Público, Secretaria de Infraestrutura e demais órgãos são fundamentais para reduzir os crimes de furto e receptação desses materiais”, disse Fortuna.

Recentemente o prefeito Antônio Duarte Nogueira Júnior sancionou a Lei Complementar 3.165, de 2023, dispondo sobre regras de funcionamento de estabelecimentos que negociam sucatas e ferros velhos, entre outros itens. Várias normas foram estabelecidas no texto da Lei. A principal é utilizar sistema de monitoramento por câmeras de segurança. Os estabelecimentos devem se adequar à nova Lei para continuar funcionando regularmente.

Os diretores de segurança das empresas de telefonia apresentaram dados que facilitarão o trabalho de fiscalização, como as regiões mais afetadas, locais com altos índices de reincidência, mapeamento dos ferros-velhos e novas medidas de segurança em suas estações de transmissão de sinal. Ainda aproveitaram para salientar o impacto na prestação dos serviços essenciais da cidade, que são diretamente afetados quando esse tipo de crime acontece.

Postagens relacionadas

Anvisa suspende produtos de empresa de suplementos alimentares

William Teodoro

Com atuação irregular, Botafogo fica no empate com o Santo André

Redação 8

Suposto hacker é preso na região

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com