Divulgados os resultados das eleições realizadas no último domingo e que mais uma vez ocorreram de forma tranquila e democrática, é possível analisar os reflexos da decisão dos eleitores para a nossa cidade, principalmente no que diz respeito à eleição do governador paulista. Desde o primeiro turno eu havia declarado o voto em Geraldo Alckmin para presidente da República e em João Dória para governador. Como Alckmin não chegou ao segundo turno, escolhi o presidente eleito Jair Bolsonaro por rejeitar o PT. E repeti o voto em Dória para governador.
É certo que escolhi o governador que é filiado ao meu partido. Mas não foi uma decisão que levou em conta apenas a questão partidária. O governador agora eleito é um grande conhecedor das demandas do Estado, tem respostas para a maioria das questões e está alinhado com a política praticada pelo governo estadual em gestões anteriores e que deram certo. Ele já demonstrou sua grande capacidade enquanto prefeito da capital paulista e também surpreende positivamente em suas posições após ser eleito governador, ao reafirmar propostas e agregar compromissos ao seu plano de governo.
Tenho tranquilidade para afirmar que Ribeirão Preto manterá excelentes parcerias com o governo estadual sob a gestão de João Dória, a partir do próximo ano. A cidade tem muitos pleitos atendidos, outros em andamento e ainda os que serão realizados, como os investimentos no aeroporto Leite Lopes, segunda unidade do Bom Prato, instalação do Ambulatório Regional de Especialidades (AME) e tantos outros projetos que poderão ser desenvolvidos nas várias áreas da administração pública.
Já temos conseguido bons investimentos na área de segurança, como o convênio já assinado para adesão ao sistema Detecta, a construção de um novo Copom na cidade, renovação da frota de viaturas e armamentos e tantos outros investimentos que foram concretizados ou programados e em andamento. E em uma de suas primeiras entrevistas após a eleição, o governador eleito já deu duas boas notícias para Ribeirão Preto.
Ainda na segunda-feira, um dia após ser eleito, ele afirmou que Ribeirão Preto será a primeira do Estado a receber um Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) e um Departamento de Investigações Criminais (Deic). A previsão é que o governo paulista instale três batalhões especiais, com 300 policiais cada. Serão homens altamente especializados, que formam a elite da Polícia Militar.
Tenho certeza que o trabalho conjunto também ocorrerá nas demais áreas, resultado da boa atenção que o governo estadual tem com Ribeirão Preto. O histórico sempre foi de ações positivas, da união de forças dos governos das duas instâncias, porque a cidade sempre soube reconhecer os benefícios recebidos, assim como escolheu reivindicar com o olhar voltado para o bem-estar da população, como forma de facilitar o atendimento.
Continuaremos nesta linha de conduta. Com um trabalho que valorize o cidadão da nossa cidade. Que beneficie toda a população. Com este foco e o bom relacionamento, o sucesso está praticamente garantido. Haveremos de melhorar cada dia mais a vida das pessoas, com respeito aos recursos públicos, às demandas e aos anseios de cada um.
E temos plena confiança que o olhar destinado a Ribeirão Preto, às questões locais e regionais, será o mesmo para todas as cidades do estado de São Paulo. Porque sabemos do comprometimento dos eleitos com um governo responsável e equilibrado, como foi a marca das administrações estaduais anteriores, indubitavelmente reconhecidas pelos cidadãos no momento da escolha dos sucessores.