O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (26) que a cidade de Ribeirão Preto vai permanecer na fase vermelha do plano de retomada – que permite somente o funcionamento das atividades consideradas essenciais. Com a decisão, o Botafogo, inicialmente, não vai poder voltar aos treinos no dia 1º de julho.
A decisão é válida entre os dias 29 de junho e 14 de julho. Após este período, uma nova avaliação da regional será feita pelo Governo. As regiões são classificadas em fases de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
No dia 17 de junho, as autoridades estaduais autorizaram o retorno dos treinamentos a partir de 1º de julho. O mesmo protocolo, porém, deixou claro que cidades que estivessem na fase vermelha não estariam inclusas na autorização de retorno.
O Botafogo ainda não se pronunciou oficialmente sobre quais serão seus próximos passos. A tendência é que o clube busque alternativas para conseguir retomar as atividades.
Recentemente, em entrevista ao programa Wsports News, Gerson Engracia Garcia, presidente da Botafogo S/A, falou sobre a possibilidade do Pantera realizar seus treinos em outra cidade.
“Primeiro o Governo tem que permitir, porque atividade física não é permitida nessa fase. Nós temos que procurar um local que se adeque a isso e com certeza não será Ribeirão Preto, pois está no vermelho”, disse Gerson Engracia no dia 12 de junho.
A restrição de atividades é válida para todas as cidades que integram a Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto. Com isso, o Pantera também não vai poder treinar nas seguintes cidades.