O Bom Prato de Ribeirão Preto iniciou na segunda-feira, 23 de março, a distribuição de refeições prontas em embalagens descartáveis para consumo em domicílio. O Bom Prato Express foi anunciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo como forma de atender ao decreto do governador João Doria (PSDB) e às medidas de prevenção à covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).
Portanto, todas as unidades dos restaurantes populares passam por mudança na operacionalização do serviço, fechando temporariamente os salões de refeição. Como o decreto de quarentena de João Doria proíbe o consumo no local e autoriza apenas que o consumidor compre a refeição, o Bom Prato resolveu servir marmitex. A rede de restaurantes – são 58 em todo o estado –serve diariamente mais de 100 mil refeições, entre almoço e café da manhã.
Somente na segunda-feira, a unidade inaugurada em 22 de novembro de 2005, localizada na rua Saldanha Marinho nº 765, no Centro Velho de Ribeirão Preto, serviu 1.100 marmitex. Em dias normais são 2.050 refeições, sendo 1.750 no almoço, a R$ 1, e 300 no café da manhã, a R$ 0,50. A entidade responsável pela unidade é Associação Espírita Casas de Betânia. Desde sua inauguração, o restaurante já atendeu mais de 4,6 milhões de pessoas.