No ano passado, já por esta época, os servidores municipais de Ribeirão Preto viviam momentos de apreensão com a situação da gestão da prefeitura e com a possibilidade de não receberem o 13º salário e o pagamento de dezembro. Em parte, a apreensão tornou-se um fato, porque a duras penas 13º salário foi pago em dezembro, ficando o pagamento de dezembro para ser feito em janeiro, já em nossa gestão.
Desde o período eleitoral já imaginávamos que não teríamos uma gestão fácil, principalmente nos primeiros tempos. A dificuldade inicial ampliou o nosso alerta. Aumentamos a atenção e reforçamos as medidas de austeridade para que pudéssemos atravessar este primeiro período, que tem exigido muito trabalho, dedicação, mas que tem sido generoso em bons resultados.
E em função do que conseguimos economizar durante os primeiros dez meses deste ano, tive a satisfação de anunciar na última segunda-feira, dia 6, que o 13º salário de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas está garantido. A primeira parcela será paga no dia 20 novembro (quando poderia ser paga até dia 30) e a segunda, no dia 20 de dezembro.
No mesmo anúncio, informei aos servidores que os pagamentos de novembro e dezembro serão feitos normalmente no quinto dia útil de dezembro e janeiro, respectivamente. Divulgamos a informação justamente quando há muitas notícias sobre as dificuldades de estados e municípios para pagarem o 13º salário dos seus servidores.
Não faço essa citação de possíveis atrasos com alegria. Alegra-me poder cumprir os prazos principalmente com os servidores, não apenas porque dependem exclusivamente de seus rendimentos, mas também porque é quem nos representa em todos os setores da administração municipal, quem atende a população que precisa dos serviços públicos e merece a melhor das atenções e muito respeito.
E fiz o comunicado sobre as datas de pagamentos para tranquilizar os servidores diante das notícias negativas e com o objetivo de permitir que as pessoas possam fazer as suas programações de final de ano com a certeza de que não terão qualquer sobressalto.
Quem está comigo na administração municipal, principalmente os secretários e assessores mais próximos, tem o exato conhecimento das dificuldades enfrentadas para que pudéssemos ter a garantia, no início de novembro, de pagarmos em dia (antecipado, até) o 13º salário e os vencimentos dos dois últimos meses do ano.
Perseguimos a austeridade com rigor. Reduzimos todos os custos que tivemos condição de reduzir. Trabalhamos mais e com afinco, renegociamos dívidas com fornecedores e buscamos soluções todos os dias. Enfrentamos incompreensões aqui e ali. Chegamos, entretanto, a bons resultados.
Mas queremos e vamos melhorar. Porque estamos em busca de ótimos, excelentes resultados. Afinal Ribeirão Preto e sua população merecem todos os esforços que pudermos dispender.