Levantamento feito pelo Tribuna junto ao Portal da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, entre o dia 1 de fevereiro e 31 de agosto deste ano (sete meses), revela que neste período foram protocolados pelos vereadores na prefeitura, 8.570 requerimentos e indicações solicitando algum tipo de serviço de infraestrutura da cidade. O que corresponde a uma média diária de 40 pedidos.
Deste total, 6.326 solicitações foram feitas por meio de requerimento, um instrumento legislativo pelo qual o vereador protocola a solicitação de forma escrita para a prefeitura. Essa por sua vez tem 15 dias úteis para responder o que fará sobre o assunto. A resposta é obrigatória, mas pode ter seu prazo ampliado pelo mesmo período, se a prefeitura solicitar esse tempo extra.
Já 2.244 solicitações foram protocoladas por meio de indicação, que é uma espécie de sugestão oficial feita pelos vereadores. Neste caso a prefeitura não tem obrigatoriedade de acatá-la e nem precisa responder ao parlamentar.
O levantamento feito pelo Tribuna pesquisou os seguintes serviços ligados a infraestrutura: tapa-buracos, recapeamento asfáltico, limpeza e retirada de galhos de locais públicos, limpeza de ruas, instalação de sinalização semafórica e consertos de vazamentos de água.
Os itens com mais demanda foram para que a prefeitura tapasse buracos e fizesse recapeamento asfáltico. Os pedidos totalizaram 2.014 solicitações para tapa buracos e 1.190 para recapeamentos (ver total nesta página).
Para o presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Lincoln Fernandes, os números demonstram que o Legislativo tem feito o seu trabalho. “Eles demonstram efetivamente que esta legislatura tem exercido seu papel fiscalizador e cooperado com o Executivo para a solução dos problemas da cidade”, afirma.
Outro lado
A prefeitura respondeu por meio de nota que em relação à malha viária a Secretaria Municipal de Obras Públicas realizou ou está realizando o recapeamento de aproximadamente 500 quilômetros de ruas e avenidas da cidade.
Ainda afirmou que, devido ao período eleitoral, alguns processos licitatórios tiveram que ser suspensos. A pasta ressalta que manterá a programação de recuperação das ruas, finalizada esta etapa. Já em relação ao serviço de tapa-buraco, diz que realiza o tapa-buraco emergencial e tapa-buraco de recorte nas vias da cidade.
Requerimentos Indicações
Fevereiro até o final de agosto
Tapa buracos – 1583
Recapeamento – 1190
Limpeza de galhos – 401
Coleta de galhos – 839
Sinalização de ruas – 782
Vazamento de água – 315
Limpeza de ruas – 1216
Total – 6.326
Indicações
Tapa buracos – 431
Limpeza de galhos – 661
Coleta galhos – 539
Sinalização de ruas – 192
Vazamento de água – 59
Limpeza de ruas – 362
Total – 2.244
Fonte: Portal da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto