Tribuna Ribeirão
Economia

Remédios vão ficar mais caros

Os medicamentos devem fi­car em média 2,43% mais caros este mês, de acordo com a Câma­ra de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). O re­ajuste aplicado varia entre 2,09% a 2,84%, o que está abaixo da in­flação fechada de 2017, de 2,95%. O aumento começa a valer no dia 31 de março. O anuncio ainda não foi publicado no Diário Ofi­cial da União (DOU), o que deve acontecer nos próximos dias.

Conforme ressalta, em nota, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindus­farma), pelo segundo ano con­secutivo, o reajuste dos medica­mentos ficou menor. De 2013 a 2017, cita, a taxa acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 36,48% ante 32,51% dos rea­justes médios autorizados pelo governo para remédios.

“A indústria farmacêutica tem conseguido segurar seus preços, apesar do expressivo aumento dos custos de produ­ção nos últimos anos”, afirma Nelson Mussolini, presidente­-executivo do Sindusfarma. No ano passado, o aumen­to anual autorizado fora de 4,76%, contra um IPCA de 6,29% em 2016, o que já não agradara ao setor.

O reajuste deve ser aplicado em cerca de 13 mil apresentações de medicamentos disponíveis no mercado varejista brasileiro, con­forme o Sindusfarma. Segundo a entidade, o aumento atualiza a tabela de Preços Máximos ao Consumidor (PMC) e não gera elevação automática nem ajustes imediatos nas farmácias e droga­rias, principalmente em relação aos remédios que registram gran­de concorrência.

“Medicamentos com o mes­mo princípio ativo e para a mes­ma classe terapêutica (enfermi­dade) são oferecidos no País por vários fabricantes e em milhares de pontos de venda”, explica. O Sindusfarma recomenda que é importante o consumidor pes­quisar nas farmácias e drogarias as melhores ofertas dos medica­mentos prescritos. “Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos esta­belecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer”, afirma Mussolini.

Postagens relacionadas

Inflação pelo IGP-10 cai de 1,07% para 0,01% em fevereiro

Redação 1

Atento anuncia 250 oportunidades de emprego em Ribeirão

Redação

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 17 mi

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com