Tribuna Ribeirão
Cultura

Relva será na Casa da Memória Italiana

As feiras colaborativas são uma tendência que está ganhando espaço e força na cidade. Colaborativas e com a participação de diferentes artistas de segmentos varia­dos, se tornaram uma forma de estimular e fortalecer a economia criativa local.

A feira Relva, uma ini­ciativa do coletivo Paralelo, serve como uma plataforma para expositores e produtores da cidade e região mostrarem e comercializarem serviços e produtos. A 12ª edição prio­riza empreendimentos que desenvolvam seus produtos de maneira mais artesanal, ou de pequena tiragem, ou seja, trabalhos cuidadosos, exclusivos e de melhor qua­lidade. Cerca de 20 exposi­tores, artistas e comerciantes ligados ás áreas de gastrono­mia, arte, música e design vão participar.

Outra característica da Relva é ser uma feira itine­rante e tem como objetivo acontecer em vários lugares diferentes de Ribeirão Preto, buscando assim valorizar a arquitetura da cidade e moti­var um novo olhar do público para a cidade, apostando no resgate da decoração, do feito à mão, das histórias, técnicas e valores que fogem da cul­tura de consumo em massa. Oevento existe há três anos.

Nesta edição, a Relva ini­cia uma parceira de ocupa­ção junto ao Instituto Casa da Memória Italiana, uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 2013 no Centro de Ribeirão Preto. Seu objetivo é a promoção e preservação da história da imigração italiana, com ên­fase na região, por meio da realização de atividades mu­seológicas especialmente vol­tadas para os espaços da casa sede. Construída entre 1923 e 1925, fica na rua Tibiriçá nº 776 e foi residência do casal de imigrantes italianos Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi e seus filhos.

Quem visita o espaço se en­canta com seu acervo compos­to pela estrutura arquitetônica, decorativa e mobiliária origi­nal da década de 1920. Para esta nova edição da Relva, os mantenedores reservaram três horários para visitação guia­da gratuita para grupos de 15 pessoas ao Museu Casa da Me­mória Italiana – às 16h30, às 18h30 e às 19h30. Para reser­vas inscreva-se no link https:// goo.gl/forms/oOIhCqCng2L­NQRkP2.

A 12ª Relva acontecerá no sábado, 15 de setembro, mantendo sempre o propó­sito de oferecer à cidade um evento que una exposição e venda de trabalhos artesanais de caráter criativo com apre­sentações musicais de DJs locais, tudo em um ambiente descontraído e aconchegante, das 16 às 21 horas, na Casa da Memória Italiana.

A feira já sediou oficinas de bordado, encadernação manual e carimbos com bor­racha, por exemplo. Somadas todas as edições, o evento já contou com mais de 75 expo­sitores das diversas áreas. Já passaram pela Relva cerca de dois mil visitantes e a expec­tativa da organização é que o número de frequentadores cresça a cada edição.

Postagens relacionadas

Clint Eastwood em busca de salvação para seus heróis

Redação 1

RP recebe novas sessões de filme sobre Dom Phillips

Redação 2

MAJ completa 30 anos em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com