As feiras colaborativas são uma tendência que está ganhando espaço e força na cidade. Colaborativas e com a participação de diferentes artistas de segmentos variados, se tornaram uma forma de estimular e fortalecer a economia criativa local.
A feira Relva, uma iniciativa do coletivo Paralelo, serve como uma plataforma para expositores e produtores da cidade e região mostrarem e comercializarem serviços e produtos. A 12ª edição prioriza empreendimentos que desenvolvam seus produtos de maneira mais artesanal, ou de pequena tiragem, ou seja, trabalhos cuidadosos, exclusivos e de melhor qualidade. Cerca de 20 expositores, artistas e comerciantes ligados ás áreas de gastronomia, arte, música e design vão participar.
Outra característica da Relva é ser uma feira itinerante e tem como objetivo acontecer em vários lugares diferentes de Ribeirão Preto, buscando assim valorizar a arquitetura da cidade e motivar um novo olhar do público para a cidade, apostando no resgate da decoração, do feito à mão, das histórias, técnicas e valores que fogem da cultura de consumo em massa. Oevento existe há três anos.
Nesta edição, a Relva inicia uma parceira de ocupação junto ao Instituto Casa da Memória Italiana, uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 2013 no Centro de Ribeirão Preto. Seu objetivo é a promoção e preservação da história da imigração italiana, com ênfase na região, por meio da realização de atividades museológicas especialmente voltadas para os espaços da casa sede. Construída entre 1923 e 1925, fica na rua Tibiriçá nº 776 e foi residência do casal de imigrantes italianos Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi e seus filhos.
Quem visita o espaço se encanta com seu acervo composto pela estrutura arquitetônica, decorativa e mobiliária original da década de 1920. Para esta nova edição da Relva, os mantenedores reservaram três horários para visitação guiada gratuita para grupos de 15 pessoas ao Museu Casa da Memória Italiana – às 16h30, às 18h30 e às 19h30. Para reservas inscreva-se no link https:// goo.gl/forms/oOIhCqCng2LNQRkP2.
A 12ª Relva acontecerá no sábado, 15 de setembro, mantendo sempre o propósito de oferecer à cidade um evento que una exposição e venda de trabalhos artesanais de caráter criativo com apresentações musicais de DJs locais, tudo em um ambiente descontraído e aconchegante, das 16 às 21 horas, na Casa da Memória Italiana.
A feira já sediou oficinas de bordado, encadernação manual e carimbos com borracha, por exemplo. Somadas todas as edições, o evento já contou com mais de 75 expositores das diversas áreas. Já passaram pela Relva cerca de dois mil visitantes e a expectativa da organização é que o número de frequentadores cresça a cada edição.