Tribuna Ribeirão
Geral

Relator vota pela rejeição da denúncia contra Temer

O relator da segunda de­núncia apresentada pela Pro­curadoria Geral da República na gestão de Rodrigo Janot, de­putado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), apresentou pare­cer nessa terça-feira que rejeita a acusação contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha(Casa Civil) e Mo­reira Franco (Secretaria Geral da República). Em seu parecer, o deputado fez várias críticas ao poder excessivo que tem hoje o Ministério Público e argumen­tou que a peça de acusação “abu­sou no uso do conceito da orga­nização criminosa”. Para ele, há “ausência de elementos contra o presidente da República”.

“Conclui-se pela impossibili­dade de se autorizar o seguimen­to da denúncia”, disse Bonifácio, ao completar quase uma hora de leitura do relatório.

Bonifácio disse que Temer não pode ser responsabilizado por atos anteriores ao seu man­dato. O presidente assumiu o cargo em 2016, depois do im­peachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Em seu pare­cer, ele cita a jurisprudência dos ministros do STF Gilmar Men­des e Alexandre de Moraes, am­bos ligados a Temer.

O relator argumentou que a denúncia é por demais am­pla e abrange um período bem anterior ao mandato de Temer, citando organizações crimi­nosas iniciadas em 2002, sob o governo Lula, e atingindo par­tidos outros, que não o do atual presidente.

“O MP de ontem é bem di­ferente do atual com o poderio que alcançou. A Presidência não é tratada com a referida deferência que o cargo requer. Somente os fatos posteriores a maio de 2016 é que serão ob­jeto de ação penal. Há uma pretensão da Procuradoria de fazer um ataque generalizado a homens públicos do País. É inadmissível que um partido, em atuação há anos, se consti­tua como uma associação cri­minal”, disse Bonifácio.

O deputado disse que hou­ve uma valorização da Polícia Federal e do Ministério Públi­co, com “ações espetaculosas” e ressalta que, em contrapartida, houve um enfraquecimento do Poder Legislativo e até da figura do presidente da República.

Bonifácio classificou de “pi­lhéria” a acusação de que Temer nomeou integrantes de parti­dos, num jogo de barganha.

Postagens relacionadas

Pedágio injeta R$ 2,48 mi em 2021

Redação 1

PUBLICIDADE – Assine o Jornal Tribuna Ribeirão – (16) 3632 2200

Redação 1

Vídeo | Temporal causa estragos em cidades da região de Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com