Por: Adalberto Luque
Um homem foi preso, na manhã desta sexta-feira (20), após ser apanhado em flagrante desbloqueando aparelhos da marca iPhone. Ele estava em uma casa, no Parque dos Lagos, zona Leste de Ribeirão Preto e vinha sendo investigado no âmbito da operação Unlock.
Segundo a Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especial de Investigações Criminais (DIG/DEIC), a investigação começou a dois meses. Os policiais civis descobriram que o homem desbloqueava os aparelhos para serem posteriormente revendidos.
Essa marca de celular possui um equipamento que propaga um sinal de GPS, possibilitando sua localização. Para burlar o equipamento, o “rei” do iPhone embrulhava os aparelhos em papel alumínio. Desta forma, ele conseguia cortar o sinal e desbloquear o celular para posterior revenda, sem correr o risco de ser encontrado.
Havia vários aparelhos já desbloqueados e outros tantos embrulhados em papel alumínio com o suspeito. Ele também tinha alguns tablets. Todo o material foi apreendido e será encaminhado para a perícia, para obter a identificação de origem dos aparelhos.
O homem foi levado para a sede da especializada. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado para uma unidade prisional, onde permanece à disposição da Justiça.