Adalberto Luque
A SP-333 – chamada de Rodovia Carlos Tonani em Jaboticabal, Laurentino Mascari em Itápolis e depois Nemésio Cadetti, em Taquaritinga –, sob concessão da EcoNoroeste, será a primeira do estado a receber o sistema de pedágio “free flow” , sem cancela e totalmente eletrônico. De acordo com o governo de São Paulo, a nova tecnologia de cobrança de pedágio passará a operar a partir de 1º de agosto.
Duas praças da SP-333 utilizarão a tecnologia: no quilômetro 179, em Itápolis, no sentido leste – neste trecho passa se chamar Laurentino Mascari e depois Nemésio Cadetti, em Taquaritinga –; e no quilômetro 110 da Carlos Tonani, em Jaboticabal , no sentido oeste. Os pórticos de cobrança substituirão as praças de pedágios de barreiras. São estruturas equipadas com tecnologia para a leitura e identificação dos veículos.
Os carros que já possuem os adesivos (tags) para cobrança automática não terão que fazer nenhuma mudança. Já os motoristas que pagam pedágio nas cabines podem optar pela adesão a alguma das empresas que operam o sistema automático.
Os usuários que optam pelo pagamento automático recebem um desconto de 5% no valor da tarifa, além do benefício do Desconto de Usuário Frequente (Duf) exclusivo para carros que oferece descontos progressivos a cada passagem durante o mesmo mês.
Em 1º de maio do ano passado, o grupo EcoNoroeste assumiu a operação das rodovias que antes eram administradas pela AB Triângulo do Sol na macrorregião. Na época, as tarifas de pedágio ficaram, em média, 9% mais baratas. Veículos equipados com sistemas automáticos de pagamento tiveram desconto adicional de 5%.
No dia 1º de maio deste ano, porém, as tarifas subiram 4,66% com base na evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – acumulado entre fevereiro de 2023 e março deste ano.
As praças de pedágio da EcoNoroeste na macrorregião ficam na Washington Luís (SP-310), em Araraquara; Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), em Taiúva; Rodovia Carlos Tonani (SP-333), em Jaboticabal; e Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis.
Na Washington Luís, a taxa para veículos de passeio saltou de R$ 19,90 para R$ 20,80. Na Faria Lima, passou de R$ 8,90 para R$ 9,30. Na Carlos Tonani, subiu de R$ 15,30 para R$ 16, e na Laurentino Mascari avançou de R$ 8,50 para R$ 8,90.
Multa e pontos na carteira – Caso não queiram aderir ao sistema, os motoristas terão 15 dias para efetuar o pagamento das tarifas utilizando canais eletrônicos disponibilizados pela concessionária. Quem passar por qualquer pedágio e não fizer o pagamento neste prazo, no caso do modelo free flow, será autuado.
O valor da multa é de R$ 195,23 por evasão de pedágio, e ainda rende de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com o artigo 209 do Códido de Trãnsito Brasileiro (CTB). “A chegada do sistema Free Flow representa um marco significativo para as rodovias concedidas do estado de São Paulo, promovendo uma circulação mais fluida e segura para os usuários”, destaca Milton Persoli, diretor geral da Artesp.
“Ao eliminar a necessidade de paradas, variações de velocidade ou trocas de faixa, como ocorre na chegada das praças de pedágio, o modelo traz economia de tempo, aumento da segurança viária e até redução no consumo de combustível.”