Tribuna Ribeirão
Cultura

Região terá evento de ferreomodelismo

DIVULGAÇÃO

Bebedouro sediará no próximo final de semana, no sábado (13) e no domingo, 14 de novembro, das nove às 17 horas, o 16º Encontro de Fer­reomodelismo, que acontece­rá na Estação Cultura, antiga estação ferroviária da cidade, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de vá­rias cidades da região.

Organizado pela Associa­ção Bebedourense de Ferre­omodelismo (ABF), o evento conta com apoio da prefeitura de Bebedouro e da Frateschi Trens Eléricos – única fabri­cante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições re­ais, situada em Ribeirão Pre­to –, entre outras empresas.

De acordo com Dione Ro­drigues de Souza, ex-presi­dente e membro da ABF, este é o primeiro evento organiza­do pela entidade desde o iní­cio da pandemia. “Realizamos o último encontro em 2019 e agora estamos retomando as atividades presenciais. Espe­ramos uma boa presença de público, em torno de mil pes­soas em cada dia”.

O 16º Encontro de Ferre­omodelismo reunirá cerca de 15 maquetes, incluindo uma restaurada recentemente que possui oito metros de extensão, além de lojistas, exposição de fotos de composições e da antiga estação ferroviária e food trucks.

O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remon­ta ao período em que o trans­porte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães.

De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísti­cos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de esca­la, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quan­do começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e pro­jetar as construções”, diz Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos.

“É preciso ter capacidade de observação para se cons­truir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, emenda. As pesso­as pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão.

“A ferrovia é de valor es­tratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomen­tar ainda mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos pas­sam o hobby do ferromode­lismo para as futuras gera­ções”, finaliza Lucas.

Sobre a Frateschi
Fundada em 1967, a In­dústrias Reunidas Frateschi é a única fabricante da Amé­rica Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais. Situa­da em Ribeirão Preto, tem a missão de divulgar e preser­var a memória ferroviária do Brasil, por meio da prática do ferromodelismo.

Há 54 anos neste mercado, a empresa tem a convicção de que importantes relações humanas, como a interação entre pai e filho, avô e neto e amigos, são fortalecidas em momentos descontraídos du­rante a prática deste hobby. Tem atuação nacional e inter­nacional, na Argentina, Chile, Uruguai, Austrália, Nova Ze­lândia, Rússia, Suíça, África do Sul e Taiwan. Mais infor­mações podem ser obtidas no site www.frateschi.com.br.

Postagens relacionadas

Estreias da semana nos cinemas

Redação 1

Clube vai debater obra de Steinbeck

Redação 1

Fundação do Livro e Leitura promove atividades com Renan Inquérito em instituições da cidade

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com