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Região terá 30 novos radares

Novos equipamentos serão instalados em pontos estratégicos para contribuir com a redução de acidentes; vão operar em até 90 dias 

Macrorregião de Ribeirão Preto já ganhou 21 novos radares de velocidade desde o início deste ano: com os 30 anunciados Leo DER-SP, saltará para 51 (Alfredo Risk )  

O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), assinou, nesta sexta-feira, 14 de fevereiro, a ordem de serviço para a instalação dos novos radares fixos nas rodovias estaduais.  
 
A partir de agora, as empresas contempladas pelo edital nº 145/2023 se reunirão com diretores e engenheiros da autarquia e terão até 90 dias meados de maio para finalizar a instalação dos 649 radares contratados. Até meados de maio de 2025, os equipamentos estarão em funcionamento.  
 
As estradas da Região Metropolitana de São Paulo terão 124 equipamentos, enquanto a região de Campinas vai ganhar 85. Serão mais 30 no entorno de Ribeirão preto, 22 em Barretos, 156 em Araraquara, 61 em Rio Claro, 66 em Taubaté, 49 em Itapetininga, 43 em Presidente Prudente, 43 em Cubatão, 34 em Assis, 34 em São José do Rio Preto, 29 em Bauru e 14 em Araçatuba. 
 
O tribuna entrou em contato com o DER-SP perguntando em quais pontos da região os radares serão instalados, mas não obteve retorno. Na macrorregião de Ribeirão Preto, contando com os 30 radares que serão instalados até meados de maio, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou a instalação de 51 equipamentos em cinco meses deste ano, um a cada 70 horas.  
 
Vão fiscalizar a velocidade nos trechos não-concedidos do estado para garantir mais segurança aos usuários. Os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem. 
 
Segundo o DER-SP, esses trechos foram mapeados como aqueles com maiores índices de acidentalidade, levando em consideração também outros fatores, como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos, e proximidade de passagem de fauna, entre outros. 
 
A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas. Sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento. 
 
A área de cobertura será ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do departamento.  
 
Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler). O primeiro será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem.  
 
Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via. 
 
Os novos radares contratados pelo DER simbolizam o compromisso do Governo de São Paulo em priorizar a segurança dos usuários e reforçar a mensagem de que toda vida importa”, afirma o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo. 
 
Queremos ir além da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, da ONU (Organização das Nações Unidas), que propõe a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030, buscando chegar o mais perto possível de zerar esse índice”, emenda.   
 
São Paulo tem 536 radares em operação em suas rodovias concedidas, sendo 524 em estradas concedidas e doze2 na malha gerida pelo DER. Nestas a fiscalização é feita também pelos radares portáteis operados pela Polícia Militar Rodoviária. Após a instalação dos novos 649 equipamentos, serão, no total, 1.185 aparelhos de fiscalização de velocidade nas rodovias do Estado. 
 
Processo de contratação – Com a assinatura da ordem de serviço, o DER celebra a finalização do processo licitatório aberto em 2023, que contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções Com. Imp. Exp. Ltda.  
 
As quatro empresas arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 licitados pelo governo estadual, divididos entre as 14 Diretorias Regionais Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, ao valor total de R$ 83,7 milhões. 
 
Autuação – Motoristas que excedem os limites previstos em cada rodovia estão sujeitos a multa por excesso de velocidade. Segundo o artigo 258 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa leve gera autuação de R$ 88,38 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  
 
Por excesso de velocidade até 20% acima do limite permitido gera multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É considerada infração média.  Por excesso de velocidade de 20% até 50% acima do limite de velocidade permitido, a multa é de R$ 195,23 e rende cinco pontos na carteira, infração grave.  
 
A infração gravíssima gera autuação de R$ 293,47 e sete pontos, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Porém, quem trafega em velocidade acima de 50% do limite permitido recebe multa de R$ 880,41 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, infração gravíssima com valor da autuação (R$ 293,47) multiplicado por três, segundo o artigo 258 do CTB. 

Região já recebeu 21 radares em 2025 
A macrorregião de Ribeirão Preto já ganhou 21 novos radares de velocidade desde o início deste ano. No dia 5 de fevereiro, cinco novos equipamentos começaram a operar em trechos de três rodovias sob gestão da Arteris ViaPaulista, nos municípios de Araraquara, Cravinhos e Santa Rita do Passa Quatro e no distrito de Bonfim Paulista, em Ribeirão Preto. 
 
Dois dos radares fixos estão nos quilômetros 77,5 e 79 da Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), em Araraquara. A velocidade máxima é de 100 quilômetros por (km/h) para veículos leves e de 80 km/h para pesados – caminhões, carretas, ônibus e afins.  
 
Outros dois aparelhos de fiscalização vão operar no km 301,2 da Anhanguera (SP-330), em Cravinhos (velocidade máxima permitida de 90 km/h para qualquer tipo de veículo), e no km 244,9, em Santa Rita do Passa Quatro – máxima de 110 km/h para carros de passeio e de 90 km/h para caminhões, ônibus e afins.  
 
O quinto radar está no km 310,7 da Rodovia José Fregonesi (SP-328), entre Ribeirão Preto e o distrito de Bonfim Paulista, na Zona Sul, com velocidade máxima permitida de 100 km/h para veículos leves e de 90 km/h para pesados. Em 25 de novembro do ano passado, outro equipamento entrou em operação no km 309,9 da mesma estrada, com limite de velocidade de 90 km/h. 
 
Entre 10 e 20 de janeiro, cinco rodovias da macrorregião de Ribeirão Preto ganharam mais 16 radares fixos para fiscalização de velocidade. O primeiro foi instalado em Jaboticabal, no quilômetro 343,7 da pista interior-capital da Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326). A velocidade máxima permitida é de 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.  
 
A operação de novos radares nos trechos sob a concessão da EcoNoroeste foi liberada de acordo com as homologações do DER-SP. Além do radar em Jaboticabal, a Brigadeiro Faria Lima também ganhou um novo equipamento no quilômetro 363,5 da pista capital-interior, em Taquaral, também na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.  
 
A velocidade máxima permitida também é de 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados. Depois entraram em operação mais 14 radares nas rodovias Brigadeiro Faria Lima, Washington Luís (SP-310), Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari (SP-333), a maioria em Jaboticabal e Taquaritinga, mas também em Guariba, Araraquara, Matão, Itápolis e São Carlos. 
 

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