Tribuna Ribeirão
Saúde

Região registra mais duas mortes

PREFEITURA DE SERTÃOZINHO/ DIVULGAÇÃO

A região de Ribeirão Preto atingiu a marca de 28 mortes por co­vid-19. Mais dois óbitos foram confirmados nesta terça-feira, 28 de abril. Jardinópolis registrou o primeiro falecimento em decorrência de infecção pelo novo coronavírus. A paciente tinha 65 anos e estava internada desde o dia 20, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto. De acordo com a prefeitura, a mulher tinha diabetes e hipertensão.

Em Barretos, subiu para três o número de mortes por covid-19. De acordo com a administração municipal, o paciente era um, senhor de 87 anos. Não foram informados mais detalhes sobre o histórico. Os óbitos ocorreram em treze cidades. No total, 35 municípios contabi­lizavam 564 casos confirmados da doença até o final da tarde desta terça-feira.

As mortes e parte dos casos confirmados ainda não constam nos ba­lanços do governo estadual e do Ministério da Saúde. A divergência pode ocorrer pelo horário diferente de fechamento de cada boletim. Dentre as 28 vítimas fatais, 17 são homens (60,7%) e onze, mulheres (39,3%). Dezesseis pessoas que faleceram tinha entre 60 e 89 anos (57,1%) e doze entre 34 e 57 anos (42,9%).

As mortes ocorreram em Ribeirão Preto (sete), Jaboticabal (cinco), Barretos (três), Franca (duas), Sertãozinho (duas), Serrana (duas), Jardinópolis Cravinhos (uma), Monte Alto (uma), Pontal (uma), Guará (uma), Pitangueiras (uma) e Santo Antônio da Alegria (uma). A metrópole é a cidade com mais casos confirmados de covid-19 na região: 270.

Depois aparecem Barretos (72), Sertãozinho (27), Jaboticabal (24), Serrana (23), Bebedouro (20), Jardinópolis (15), Franca (29), Monte Alto (13), Cravinhos (12), Pontal (nove), São Joaquim da Barra (seis), Brodowski (sete), Jaborandi (cinco), Orlândia (quatro), Batatais (três), Taiaçu (três), Barrinha (três), Igarapava (dois) e Viradouro (dois). Na lista, com ao menos uma ocorrência estão Dumont, Guaíra, Guará, Guariba, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Pitangueiras, Santo Antônio da Alegria, Taiúva, Terra Roxa, Colina, Dobrada e Vista Alegre do Alto.

Cristo mascarado
O Cristo de Sertãozinho, um dos principais cartões postais da cidade, ganhou uma máscara na cor verde como forma de homenagear os profissionais da área da saúde. O acessório foi instalado no domingo (26). Além da homenagem, a iniciativa também tem o objetivo de es­timular a população para que faça o uso do equipamento de proteção contra o novo coronavírus.

Para colocar a máscara, representantes do Corpo de Bombeiros realizaram uma operação que durou cerca de seis horas. No total, a estátua pesa 60 toneladas e mede 56 metros, divididos entre 18 de altura e mais 38 metros do pilar que a sustenta e supera o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, contando com o pilar. O monumento co­meçou a ser construído em 2008 e foi inaugurado em 2014, após ter suas obras paralisadas. No total foram investidos aproximadamente R$ 4,5 milhões na obra, que foi dividida em quatro etapas.

Subnotificação
Os cartórios brasileiros registraram alta de 43% no número de mor­tes por causa indeterminada notificadas no País desde o início da pandemia de covid-19 em território brasileiro. Os dados foram divul­gados em novo painel do Portal da Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Segundo especialistas, o aumento de óbitos sem causa definida pode estar associado a vítimas de coronavírus que morreram sem ter o diagnóstico da doença.

Em 2020, o país teve 1.329 mortes por causa indeterminada no período mencionado. Em 2019, 925 óbitos do tipo foram registrados pelos cartórios no mesmo intervalo. De acordo com especialistas, o dado pode ser mais um indício de subnotificação do número de óbi­tos por coronavírus no país. Com a falta de testes e a alta demanda sobre o sistema de saúde em algumas regiões, doentes podem estar morrendo sem ter uma avaliação médica.

Postagens relacionadas

Na adolescência, meninos vão três vezes menos ao médico do que meninas

Redação 1

Casos de dengue recuam em 2021

William Teodoro

Ocupação de leitos de UTI sobe a 93,2%

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com